Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

A ÁFRICA RECONTADA PARA CRIANÇAS - AVANI SOUZA SILVA

Hey, Pockets!

Como vocês estão? Espero que estejam bem.

Hoje quero contar para vocês minha experiência com o livro “A África recontada para crianças” da Avani Souza Silva com ilustrações da Lila Cruz. 

Sabe aquele livro infantil que é para todas as idades? É esse!


Os contos aqui descritos são profundos e muitas vezes me fez refletir se era realmente algo para crianças, mas me lembrei que infelizmente, as nossas crianças estão inclusas em um mundo com cenas muitos piores.

As histórias retratam em sua maioria fábulas que nos mostram um pouco sobre os países onde elas foram contadas originalmente. Países esses que falam a língua portuguesa e que possuem uma beleza pouco falada para as bandas de cá.

O primeiro conto me chamou muito a atenção, pois me fez lembrar de muitos adolescentes da minha época que queriam ignorar os mais velhos, pensando que por conhecerem um pouco da vida, não precisavam deles para mais nada e queriam sumir com eles, mas com o passar do tempo percebem que os mais velhos são necessários, assim como cada pessoa em sua idade e sabedoria é.

Temos também um conto bem cruel que fala de um cabrito e um leopardo que eram amigos, mas por causa da maldade do pai leopardo algo ruim acontece e uma vingança aparece.

Outro conto nos fala sobre sabermos dividir as coisas, que por causa do egoísmo, de querer levar vantagem por ser mais forte e ter mais poder, mas com o julgamento correto as coisas se encaixam.

Aqui também encontramos um relato sobre o valor de um escravo nos anos que se passaram. O quão fácil era conseguir comprar outra pessoa e quão cruel isso é.

O meu conto favorito foi o de um boi que era escravo de um rei e sonha com a liberdade. Em uma oportunidade ele consegue fugir. O fim dado pela Avani é lindo demais e aquece o coração. Segundo a mesma o fim original do Boi Blimundo não é feliz.

Aqui está a magia de escrever e reescrever as histórias faladas e contadas pelo mundo. Cada um tem o poder de transformar esse mundo das histórias à sua maneira. E a Avani conseguiu fazer isso com maestria!

Você já conhece “A África recontada para crianças”? Conhece algum conto ou fábula africana para nos contar?

Beijinhos.

Adquira seu livro aqui 🔜 Amazon




Um comentário:

  1. LIVRO PARESE SER BOM MAS REGULAR DO NUNCA FOI NENHUM LIVRO EU LI NA MINHA VIDA

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo