Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Flor de Gume - Monique Malcher

Oi pessoal!
Hoje vamos conversar um pouco sobre a nossa LC da #SociedadeLiterariaCP de julho/agosto o livro “Flor de gume” da autora Monique Malcher.

Monique Malcher é paraense, escritora, jornalista, antropóloga e artista plástica brasileira, o livro escolhido para a LC foi o vencedor do prêmio Jabuti de 2021 na categoria ficção. Apesar de a autora não considerar seu livro regionalista (...)

"É bastante desagradável chamarem a literatura que desenvolvo de regional. É literatura paraense, tem regionalidade, mas ela é uma literatura brasileira universal, porque escrevo sobre sentimentos que são universais. Ninguém diz a um autor ou autora do sul e sudeste do Brasil que eles são regionais, eles são escritores brasileiros, por quê?" (https://www.brasildefato.com.br/), esta acabou sendo a categoria em que a autora foi indicada no nosso grupo de LC, Literatura Regionalista.

A obra que reúne 37 contos e narra na primeira pessoa temas como alienação parental, violência doméstica e abuso sexual.

“reconhecia nela e nas suas marcas as minhas”
Confesso que num primeiro momento eu fiquei um pouco resistente a esta leitura, não sabia o que esperar desta leitura e bateu um bloqueio, mas amigas maravilhosas deste grupo me incentivaram a dar uma chance ao livro e só tenho a agradecer por esta experiência.
“E cresci acreditando que as mulheres não poderiam me dar amor, que eu mesma não era o suficiente para o funcionamento da minha existência. Era urgente que os homens me amassem, aos moldes do amor que meu pai me dava, com seus excessos e controles.”
Apesar das histórias serem triste e duras de serem lidas é praticamente impossível não se ver retratada em alguma delas. Seja na nossa própria vivencia ou das varias mulheres que fazem parte da nossa trajetória. A partir desta leitura muitas vezes enxergo com outros olhos situações do cotidiano e vejo como nossa dor, apesar de serem varias, é comum a quase todas as mulheres.
Mas eu tenho meus retalhos na memórias e sei o que vi.”
Monique consegue conduzir nosso sentimento para além dos contos que são narrados no livro fazendo a gente se emocionar e refletir sobre esta “sandálias que não nos cabe”.

E para finalizar uma reflexão:
“Nem todo corpo pode seguir suas próprias regras. Foi assim comigo, decidiram por mim.”
.
¡besos hasta luego!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo