Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

O coração: Frida Kahlo em Paris - Marc Petitjean.

Oi Pockets!

Hoje vamos falar de uma personalidade artística que se tornou um ícone do feminismo na década de 80. O livro de hoje é “O coração: Frida Kahlo em Paris” do autor Marc Petitjean. 

Tenho várias amigas que são apaixonadas pelo simbolismo desta figura e apesar de sua aparência sempre me atrair eu nunca havia parado para conhecer/ler algo de sua biografia, fora as informações isoladas que encontrei na internet. Publicado pela editora Astral Cultural a obra aborda um período pouco explorado da vida da artista no ano de 1939 quando convidada por André Breton, e após uma desilusão amorosa no casamento, Frida resolve realizar uma exposição de suas obras em Paris.

Acho que todos já tivemos curiosidade de conhecer aquelas partes que ficam escondidas da vida de algumas celebridades, relacionamentos que passam despercebidos nas biografias, viagens que possuem poucos relatos, pois é este exatamente o ponto desta história. A curiosidade sobre esta história nasceu por meio de um contato entre Marc e Oscar, "um escritor mexicano de quem eu nunca tinha ouvido falar", este escritor havia publicado um artigo em que "dava indicações sobre o encontro dos amantes, as três semanas que passaram juntos em Paris (...)", Michel Petitjean e Frida Kahlo.


O livro apesar de curto, 206 páginas, nos apresenta o relacionamento e as aventuras de Frida em Paris, seu horror a guerra iminente na Europa, seu sofrimento e coração partido, seus problemas de saúde, a necessidade de deixar clara sua identidade mexicana e um amor que impactou para sempre a vida de Michel. Algo interessante nesta história é a forma poética com que o autor vai preenchendo as lacunas do desenrolar do envolvimento entre Frida e Michel. 

Ao mesmo tempo que nos apresenta de forma encantadoras suas obras, contando detalhes da história e da vida da artista que explicam suas escolhas, contar suas dores por meio de telas. O que alguns encaravam como impressionismo Frida via como realismo, suas dores eram traduzidas em tinta, cores e telas. Um pequeno espaço de tempo na vida da artista, mas que a transformou de madame Rivera em Frida Kahlo, impactando profundamente as pessoas ao seu redor.

Se você gosta da artista e gostaria de conhecer de um jeito um pouco docente um pouco sobre sua vida esta é uma ótima indicação além de o livro ser lindo, com capa dura e diagramação belíssima.

Já conheciam a história de Frida?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo