ULTIMAS POSTAGENS

DIA NACIONAL DO FUTEBOL

Hello Pockets !!! Como vão? Esperamos que bem!!!

⚽❤️Iniciamos a semana com uma data super bacana, eu amooooo este esporte, então hoje venho falar sobre o dia 19 de julho, O Dia Nacional do Futebol.

🇧🇷⚽O apelido de país do futebol ainda se justifica ao Brasil, que, em números absolutos, segue como a seleção com o maior número de títulos dos principais torneios. São ao todo 18 taças levantadas ao longo da história, sendo: 5 Copas do Mundo, 9 Copas Américas e 4 Copas das Confederações.

🤔⚽Vamos a origem da data?
Foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

⚽O futebol, jogado como atualmente, foi criado na Inglaterra em meados do século XIX e veio para o Brasil em 1894. O Paulista Charles W. Miller (1874-1953), considerado o “pai do futebol brasileiro”, voltando de uma temporada de estudos na Inglaterra, trouxe para o país um par de bolas e o livro com as regras do jogo. Um ano depois, era realizada a primeira partida de futebol que se tem registro no Brasil: Cia. Ferroviária São Paulo Railway contra Funcionários da Companhia de Gás. As equipes eram formadas por ingleses radicados em São Paulo.


🇧🇷⚽Até a década de 1920 o futebol era um esporte de elite no Brasil. Integrantes negros eram raros e sofriam preconceito. Aos poucos essa situação foi mudando. O esporte popularizou-se e passou a fazer parte também de bairros pobres de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
⚽🥅Com a profissionalização do futebol, foram criados alguns clubes que hoje consideramos os “grandes do futebol brasileiro”, como:

⚽Fluminense (1902)
⚽Corinthians (1910),
⚽Grêmio (1903),
⚽Internacional (1909),
⚽Atlético Mineiro (1908),
⚽Palestra Itália (1914) - atual Palmeiras.

⚽E alguns clubes de remo, esporte popular na época, criaram departamentos de futebol, como é o caso de times como: Botafogo (1904),
Flamengo (1911) e
Vasco da Gama (1915)

⚽🥅Para coordenar a expansão do futebol, as ligas que estavam sendo criadas e uma seleção nacional para competir em Mundiais de Futebol e Olimpíadas, em 1916, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). No mesmo ano surgiu também a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol).

🇧🇷🥅⚽Os clubes brasileiros também já fizeram história no mundo. Na década de 1960, o Santos de Pelé, Pepe e Coutinho encantou o planeta e conquistou dois títulos intercontinentais, em 1962 e 1963. Outros times brasileiros que conquistaram o mundo foram: Flamengo, Grêmio, Internacional, Corinthians e São Paulo.

☹️⚽Mas não é só de glórias que vive o nosso futebol. Alguns momentos tristes marcam a história do esporte no país, como as derrotas nas Copas do Mundo de 1950 e 2014. No primeiro Mundial disputado no Brasil, em 1950, nossa seleção perdeu na final para o Uruguai em pleno Maracanã lotado. Sessenta e quatro anos depois, a seleção brasileira teve novamente a chance de ser campeã em casa, mas sofreu sua maior derrota da história: perdeu de 7x1 para a Alemanha na semifinal, em Belo Horizonte.
.
🇧🇷⚽As maiores competições nacionais de futebol são: o Campeonato Brasileiro, também conhecido como Brasileirão, e a Copa do Brasil. O primeiro teve sua origem em 1971, mas em 2010 a CBF reconheceu a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputados nas décadas de 50 e 60, como campeonatos nacionais. A primeira Copa do Brasil aconteceu em 1989.

🥅⚽No começo de cada ano são disputados os campeonatos estaduais. Antigamente, essas competições atraíam um grande número de torcedores e os títulos eram almejados pelos clubes. No entanto, o prestígio dessa competição caiu em alguns estados, servindo hoje como uma pré-temporada para grandes clubes se prepararem para os campeonatos nacionais e internacionais.

Eu sou Corinthiana Roxa, sofro para xuxu, amo um campo, torço até ficar rouca, haha. E aí vocês também curtem futebol? Conte para gente !!!

.
Beijocas e inté a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo