Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

DIA MUNDIAL DO ROCK


Hello Pockets !!!

Tudo bem com vocês? E hoje é uma data super importante, bem para nós os amantes do estilo musical, amo e com força. Hoje é o Dia Mundial do Rock, Bebê !!!

Você sabia que apesar de ter a palavra mundial na data da comemoração, é celebrado apenas aqui no Brasil? Pois é... vamos conhecer o porquê...É uma criação publicitária promovida por duas rádios brasileiras: a 89 FM e a 97 FM no final da década de 1980. Este dia foi escolhido em homenagem ao Live Aid, festival musical que aconteceu em 1985. Elas eram especializadas no estilo. Na época, o rock ainda era muito influente no Brasil e tinha até espaço na televisão.

O rock é um dos estilos musicais mais conhecidos do século XX e foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Esse estilo perdeu um pouco de espaço na indústria cultural para outros, como o pop e o hip-hop.

Por ter sido tão popular e ter muita história e ainda milhões de fãs pelo mundo é que se comemora o Dia Mundial do Rock.


O Live Aid, festival de rock realizado simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 13 de julho de 1985, foi idealizado por dois músicos que tiveram carreiras expressivas em bandas de rock: Midge Ure e Bob Geldof.

O objetivo do festival era o de arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas da fome que matava milhares de pessoas, todos os anos, na Etiópia. Essa crise aconteceu entre 1983 e 1985 e foi causada, principalmente, pela guerra civil que acontecia no país africano. Estima-se que mais de um milhão de pessoas possam ter morrido na Etiópia durante esse período.

As cidades escolhidas para tanto foram Filadélfia, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Os shows foram realizados em dois estádios, o Estádio John F. Kennedy e o Estádio Wembley, respectivamente. Ao todo cerca de dois bilhões de pessoas assistiram ao Live Aid, o que correspondia a quase 50% da população mundial na época.

Entre as bandas e músicos que participaram do Live Aid, estão bandas já tradicionais na época, como Black Sabbath, Led Zeppelin e Mick Jagger; bandas e músicos que estavam no auge de seu sucesso, como Queen e Madonna; e bandas que começavam a destacar-se, como o U2.

Durante o Live Aid, a performance de Phil Collins destacou-se porque ele foi o único que se apresentou nos dois eventos. Primeiro ele fez sua apresentação em Londres, e depois embarcou em um avião e chegou à Filadélfia horas depois. Foi ele também quem manifestou publicamente o desejo de que o 13 de julho se tornasse o Dia Mundial do Rock. Os criadores da campanha publicitária exploraram o desejo de Phil Collins, transformando esse dia numa data oficial.

O Live Aid foi um sucesso absoluto de público e também financeiramente, no que diz respeito à quantidade de dinheiro arrecadada. Fala-se que cerca de 150 milhões de libras foram arrecadadas para promover a ajuda sanitária, mas também que parte desse dinheiro foi desviada quando chegou à Etiópia e não atendeu àqueles que seriam beneficiados.


E você também curte? Qual sua banda predileta? Conte para gente !!!


Beijocas e inté a próxima.

 


2 comentários:

  1. Impressionante suas dicas me agradaram bastante indiquei seu blog para todos os meus amigos muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fazemos com carinho esse compartilhamento.

      Excluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo