Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

SETEMBRO AMARELO - CAMPANHA BRASILEIRA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO



Oi Pockets!!
O assunto hoje e sério, pois vamos falar de uma campanha que trás um alerta e vem carregada de dor, "Setembro Amarelo".

Mas o que é o setembro amarelo?
Setembro Amarelo e uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).Desde de 2013 ela vem acontecendo já que o dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio.

Os dados são alarmantes:

"Enquanto os índices de suicídio caem em todo o mundo, a taxa entre adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras aumentou 24% entre 2006 e 2015, informa pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O estudo, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, indica que o suicídio é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino.... - Veja mais"

Este mesmo estudo mostra que a taxa entre jovens de 10 a 19 anos 24% nas seis maiores cidades brasileiras e que a maior taxa esta em Belo Horizonte.

O estudo mostra ainda que a chance de um adolescente do sexo masculino tirar a própria vida e três vezes maior que a de uma adolescente mulher.

O estigma relacionado a saúde mental é uma das barreiras para o tratamento. A depressão ainda é encarada como preguiça, fraqueza, falta de caráter o que dificulta a busca por ajuda.

Livros com historias que falam sobre suicídio

"Você quer sair desse estado de espírito, mas você não sabe como. Você se sente inferior, incapaz. Você sorri para que as pessoas não Se sintam incomodadas. Elas acham que é frescura, que é falta de Deus, que você tem tudo e fica reclamando das coisas. Você vai vivendo, você pensa nas opções que tem e vida vai fluindo e vai escapando entre os dedos. Você definha por dentro e se sente inútil. Mas te garanto tem sempre solução, tem sempre alguém disposto a te ouvir e estar do seu lado. Sempre haverá esperança, pois a vida tem sempre opções. Você é capaz, você é importante, você vai vencer. Nem sempre conseguirá sozinho, ajuda de um psicólogo, atividades físicas, grupos literários, um café da tarde, enfim atividades que nos faça encontrar nossa essência. Que nós faça viver e possamos encontrar algo de diferente ao redor. Que nos distancie de pessoas tóxicas. Sei que é difícil, sei que você não quer mais ouvir isso. Mas vai melhorar, vai passar, vai ficar tudo bem. Te envio meu abraço e meu carinho. Te amo meu amigo, te amo minha amiga." (Fábio Sousa)

CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.



A palavra de ordem e prevenção:
Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.
  • Educação preventiva ;
  • Perder o medo de falar sobre o assunto;
  • Quebrar tabus e compartilhar informações;
  • Esclarecer, conscientizar, estimular o dialogo.
  • Toda e qualquer ameaça de suicídio deve ser levada a serio;
Fique atento aos sinais, busque ajuda, você não está sozinho.





7 comentários:

  1. Convivo com uma adolescente em casa de 15 anos e sei bem como as coisas são, pânico e irritabilidade de ficar perto de pessoas dentre várias outras formas de se sentirem inferiores. Marcas pelo corpo e uma tristeza no olhar. Sei que isso é uma fase e que ela vai se recuperar desse estado depressivo. Minha função e de toda pessoa que quer ajudar um depressivo é parar, ouvir, tentar ajudar ou em certas situações um simples e forte abraço, sem palavras, somente a forte e puxada respiração diz muito mais que 1000 palavras.
    Parabéns pela postagem Ju, espero que as pessoas consigam ter o mesmo olhar e que ajudem uns aos outros. Seja num gesto, num sorriso, em um ombro amigo ou em um simples abraço.
    Como diz o Fábio, "te amo meu amigo, te amo minha amiga"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso ombro e nosso coração esta sempre aqui para acolher sempre.

      Excluir
  2. Esse tema é tão difícil pra mim. Já tentei suicídio 3 vezes na adolescência e às vezes é tão difícil pedir socorro ou saber pra quem pedir socorro.
    O post ficou maravilhoso Ju, Fábio.
    Dá um orgulho desse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo longe estamos aqui, não vamos deixar ninguém sozinho super orgulhosa de você viver não é facil.

      Excluir
    2. Vocês tem me ajudado muito a não surtar. Me fazem um bem danado.
      Obrigada <3

      Excluir
  3. Depressão doença que marginaliza quem sofre do mal. A sociedade discrimina, por ignorância, da mesma forma que um dia o fez com os doentes HIV +. Defino de uma forma simples, só quem tem sabe o que é. Corrói sua alma! Consome o deu corpo! Excelente post ! 💛

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passou da hora de mudarmos esta postura. Mais amor menos preconceito.

      Excluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo