Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

PROJETO MULHERES NEGRAS NA LITERATURA

Oi Pockets! 

Como estão? Espero que bem e se cuidado. No mês de abril descobrir um projeto super legal e quiz muito participar, após ler "Quem tem medo de Feminismo Negro" da Djamila Ribeiro (que foi maravilhoso, todos deveriam ler essa obra, pois nos ensina muito sobre vários temas e não somente racismo e feminismo), vi que enquanto mulher e preta preciso consumir mais desse tipo de conteúdo, e por isso embarquei agora em maio, no projeto #mulheresnegrasnaliteraturapl. 
Esse projeto apareceu no feed por coincidência e é organizado pelos instagram literários @praxe_literaria e @espere.eu.ler e eu acabei embarcando por achar super necessário essa inserção de leitura na minha vida como leitora.

Então aproveitei para ler dois livros que peguei gratuito no kindle que foi disponibilizado pelas editoras devido a pandemia, um por causa da autora que me encantei pela escrita quando li outro livro dela (Alice Walker) e o último para continuar a série a qual já li os dois primeiros livros da autora @bcherryauthor

Minha TBR é do projeto é:
1º Semana: Cor Púrpura da Alice Walker
Sinopse: Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1983 e inspiração para a obra-prima cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery. Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais. (Skoob)


2º Semana: Estrelas além do tempo da Margot Lee Shetterly
Sinopse:Durante a Segunda Guerra Mundial, a incipiente indústria aeronáutica americana contratou matemáticas negras para suprir sua falta de mão de obra. Esses “computadores humanos” continuaram trabalhando para seu governo e passaram a fazer parte da NASA em uma época em que vingava a segregação racial. Elas garantiram que os Estados Unidos ganhassem a corrida especial contra a União Soviética e lutaram para realizar o sonho americano. Esta é a sua história, que chega também aos cinemas na adaptação cinematográfica estrelada por Taraji P. Henson, Janelle Monáe, Octavia Spencer, Kevin Costner, Kirsten Dunst e Jim Parsons.


3º Semana: Orgulho da autora Ibi Zoboi
Sinopse: Zuri Benitez tem orgulho. Orgulho do Brooklyn, de sua família e de suas raízes afro-latinas. Mas orgulho não é o suficiente para salvar seu bairro da gentrificação e de se tornar irreconhecível. Quando a rica família Darcy se muda para o outro lado da rua, Zuri não quer contato com seus dois filhos adolescentes, mesmo quando sua irmã Janae começa a se apaixonar pelo encantador Ainsley. Acima de tudo, ela não suporta o crítico e arrogante Darius, mas eles são forçados a se entender, e o que antes era um confronto se torna uma inesperada amizade. Agora, com quatro irmãs a empurrando em direções diferentes, com o adorável Warren em busca de sua atenção e com as candidaturas para a faculdade chegando, Zuri luta entre encontrar seu lugar na paisagem em transição de Bushwick ou perder tudo. Nesta adaptação contemporânea do clássico Orgulho e Preconceito, a autora aclamada pela crítica, Ibi Zoboi, habilidosamente equilibra identidade cultural, classe e gentrificação com a mágica do primeiro amor em sua vibrante versão do amado romance.


4º Semana: O silêncio das águas da Brittainy C. Cherry

Sinopse:Quando a pequena Maggie May presencia uma cena terrível à margem de um rio, sua vida muda por completo. A menina alegre que vive saltitando de um lado para o outro e tem uma paixonite por Brooks Griffin, o melhor amigo de seu irmão, sofre um trauma tão grande que acaba perdendo a voz. Sem saber como lidar com o problema, sua família se vê em uma posição difícil e tenta procurar ajuda, mas nenhum tratamento vai adiante. Ao longo dos anos, Maggie aprende sozinha a conviver com os ataques de pânico e, sem conseguir sair de casa, encontra refúgio nos livros. A única pessoa capaz de compreendê-la é Brooks, que permanece sempre ao seu lado. A cumplicidade na infância se transforma em amizade na adolescência, até que um dia eles não conseguem mais negar o amor que sentem um pelo outro. Mas será que o forte sentimento que os une poderá resistir aos fantasmas do passado e a um acontecimento inesperado, que os forçará a navegar por caminhos diferentes?

Toda segunda irei mostrar no stories do @pocketcultura o inicio da minha leitura e nos domingos (09, 16, 23 e 30/05) posto a resenha dos livros com minhas opiniões sobre a obra. 

Quem tiver interesse em saber mais sobre o projeto só ir no perfil da @praxe_literaria ou @espere.eu.ler que tem todas as informações e já adianto que está sendo ótimo o grupo no whatsapp. O projeto iniciou dia 01/05 e vai até 31/05. Vem ler e participar!!!!

Agora me diz ai, quais outras autoras negras vocês me indicam?

Beijos e até a próxima..




6 comentários:

  1. Que máximo esse projecto. Não conhecia nenhum desses livros, apenas os filmes mas fiquei com imensa vontade de ler cada um deles.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha o projeto, os livros são incríveis, livros importantes, muitas autoras boas, gostei muito de conhecer o projeto bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi,tudo bem ?

    Esse projeto é maravilhoso e merece crescer cada vez mais. Dos livros a cima só não tinha escutado falar ainda de : orgulho, mas amei ele ter sido citado e todos os livros são uma ótima indicação e vale a pena conferir essas obras maravilhosas.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de projeto! Eu amei as dicas dos livros e já coloquei na minha lista.
    Leia o livro A invenção das Asas. Não é de autora negra, mas um livro sobre negros e sua liberdade.Eu amei!

    Beijos,
    Paloma Viricio.💫💙

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Achei incrível a iniciativa de vocês. Acredito que é uma forma não apenas de conhecer novas autoras como incentivar que outras pessoas conheçam também. Não tinha ideia que Estrelas além do tempo era uma adaptação, já anotei na minha lista. Quanto A cor púrpura lembro da minha mãe comentando sobre ele mas ainda não tinve oportunidade de ler. Boas leituras! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem, adorei conhecer este projeto que ainda faz falta no mundo, o livros traz histórias maravilhosas força para todas ainda temos um grande caminho a percorrer. Beijo

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo