Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

BLACK SABBATH - BIOGRAFIA

Foto autoral
Oi pockets!!
Hoje lhes trago um estilo literário que, para ser sincera, não costumo ler com frequência, biografia. Mas como em Julho comemoramos o dia do ROCK (13 de Julho), achei que a data merecia uma comemoração a altura.



Título: Black Sabbath: Biografia ilustrada
Editora: Universo dos Livros
Ano:2013

N° páginas: 184

Com mais de quarenta anos de história, o Black Sabbath revolucionou a história do rock dando o impulso inicial para a criação e propagação do heavy metal. Em quatro décadas de sucesso, a banda liderada por Tony Iommi tem seu reconhecimento em clássicos do metal como "Sabbath Bloody Sabbath" e "Paranoid".

O Sabbath teve vários integrantes, mas foi na voz e na figura excêntrica de Ozzy Osbourne que o grupo ganhou peso no cenário musical. Nesta biografia não autorizada, o leitor vai conhecer toda a trajetória da banda que tingiu o rock com tons mais obscuros e letras que falavam sem medo do mundo das trevas. Traz ainda a discografia completa, curiosidades e fotos sensacionais. (Skoob)
O dia 13 de julho é reconhecido no Brasil como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. (Wikipédia)
Foto autoral
Eu sou apaixonada por música e, por ter muitos amigos e também um marido que sempre curtiram rock, este foi sempre um estilo que fez parte da trilha sonora da minha vida. Mas confesso que nunca me interessei em conhecer mais a fundo a história de nenhuma banda, com exceção da LEGIÃO URBANA..
Quando comprei este livro minha intenção era presentear meu esposo e aumentar seu conhecimento sobre o assunto. Porém ele me chamava a atenção sempre que o olhava na estante. Esta banda com um som tão pesado que influenciou e praticamente criou o estilo conhecido hoje como Heavy Metal, além de ditar moda para as pessoas que gostam deste tipo de música, que passaram a ser identificadas por suas vestes pretas, uso de crucifixo, cabelos longos e claro o stigma de adoradores do diabo (rsrsrs)..
Mas o que vamos aprender nesta biografia é que a história da banda vai além das aparências. Os quatro garotos pobres esquisitos e fãs de Beatles surgiram um Birmingham, uma região operária da Inglaterra, e venderam mais de 70 milhões de discos ao redor do mundo.
Esta biografia foca mais nos trabalhos e trajetória da banda desde o primeiro álbum.

"A ideia do nome partiu do baixista Gezzer Butler, que assistiu a um filme de terror de baixo orçamento chamado "Black Sabbath" do diretor Mario Brava, originalmente lançado em 1963."
       

E foi também de um pesadelo do baixista, com uma figura obscura perseguindo-o como o próprio diabo, que ele e Ozzy acharam que daria uma boa música, que nasceu a música Black Sabbath.
  
Foto Autoral
   Em sua formação original o Black Sabbath contava com a seguinte formação:


Geezer Butler - Baixista: Terence Michael Joseph Butler, nascido em 17 de julho de 1949. Ele e Ozzy formaram uma banda chamada Rare Breed e se conheceram após o baixista responder a um anuncio pulicado por Ozzy em que dizia: "Ozzy Zig precisa de uma banda".

Apesar de ser conhecido pela variedade de contrabaixos utilizados  em sua carreira ele afirma que nunca havia experimentado um baixo elétrico até entrar no Black Sabbath.





Ozzy Osborne - Vocalista: John Michael "Ozzy" Osborne nascido em 03 de dezembro de 1948. Fã dos Beatles. Considerado maluco pelas garotas aos 14 anos. Por não gostar de estudar foi empurrado pelo pai as 15 para começar  a trabalhar. E apesar de trabalhar desde cedo acabou preso por um tempo por roubo de televisores. Queria fazer sucesso como cantor de rock e não via problema em ser o próximo Pink Floyd.



Tony Iommi - Guitarrista: Anthony Frank Iommi nascido em 19 de Fevereiro 1948. Sempre quis tocar bateria mas acabou optando pela guitarra devido a falta de espaço na casa e o barulho que causaria. Popularizou a Gibson vermelha e preta. Filho único começo a trabalhar cedo para ajudar a família e teve parte do dedo anelar e do dedo médio da mão direita arrancados por uma prensa na fabrica em que trabalhava. Chegou a pensar em desistir do instrumento após colocar a prótese na mão. Mas estimulado pelo estilo de um musico de jazz, Django Reinhardt, passou a utilizar seu instrumento como um músico canhoto.

Bill Ward - Baterista: Willian Thomas Ward nascido em 05 de maio de 1948. Aprendeu a tocar influenciado pela musica dos anos 40. Tocou com Tony na banda The Rest, participou também da banda Mytology entre 1967 e 1968. Foi detido em 1968 por porte de resina de maconha. Ficou em 8º lugar na lista dos "50 melhores bateristas de hard rock e metal de todos os tempos" do site Loudwire.



O livro visita as várias formações que a banda teve ao longo dos anos, seus integrantes, problemas com drogas e bebidas e os conflitos internos. Um livro muito interessante para quem busca conhecer um pouco mais sobre uma das bandas que é considerada "A tríade de bandas que fundaram o Heavy Metal" (Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbat)

É muito legal e ver que apesar de eles terem criado todo um novo estilo musical bem como características de visuais que passaram a definir o estilo "metaleiro", eles não gostavam de ser associados a ele, pois o Heavy Metal não tinha um passado que o caracterizasse e marcasse. E não foram poucas as críticas recebidas no início da carreira princialmente pelo então repórter da Revista Rolling Stones Leslie Conway.


"Ozzy não gosta do rótulo de heavy metal até os dias atuais e disse que fez desde sempre um simples rock. "Sabe, 'música do Sabbath' ou 'hard rock' tudo bem porque há nuances. Mas heavy metal não tem, é uma cor só. E muita gente pega estas diversas cores dos anos 1970, 1980, 1990 e do novo milênio e diz que são o tal 'heavy metal'."

Para fechar que tal curtirmos uma das músicas mais conhecidas atualmente (aqui a Marvel deu uma ajudinha para ela cair novamente no gosto popular) Iron Man lançada originalmente no segundo disco do Black Sabbath Paranoid que saiu em 18 de setembro de 1970.


                                        

Espero que tenham curtido.
Aproveita que hoje é dia do rock para ouvir outras musicas desta banda incrível
Beijos até a próxima!!!!


Um comentário:

  1. Eu também amo música. Rock já foi meu estilo favorito.
    Hoje sou mais pra MPB e jazz.
    Não conheço a história de nenhum artista mais a fundo, nunca me interessei rs'
    Adorei conhecer um pouco mais sobre uma banda que eu já ouvi muito.

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo