Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

LITERATURA PELO MUNDO - ESPANHOLA


Olá Pockets!!!

Vamos iniciar mais uma viagem pelo mundo da literatura de outros países, e vamos com a literatura Espanhola, é um idioma que sou apaixonada, e gosto bastante de alguns modos culturais que apenas eles tem. E acredito que  as novelas mexicanas são as mais lembradas quando falamos sobre nossos hermanos. rsrs "María la del barrio soy".

Mas hoje vamos falar da literatura deles, a literatura espanhola é uma das que tem grandes clássicos, que já viajou para vários cantos do mundo. A literatura espanhola é bem diversificada, e conquista os diversos gosto de leitura. Na Espanha ainda existe diferentes literaturas, que são configuradas como literaturas nacionais diferenciadas que são: A Literatura Catalã, A Literatura Espanhola, A Literatura Galega e Literatura Basca.

E um fato importante é que a Literatura Espanhola tem sua origem co m o poema Épico Cantar de Mio Cid, foi incluído pelo medievalista espanhol Ramón Menéndez Pidal na tradição popular denominada mester de juglaria. Mester de juglaria refere-se à tradição medieval de acordo com a qual poemas populares eram passados de geração a geração, sendo modificados no processo.

Acredito que um dos autores espanhóis mais conhecido é o Miguel de Cervantes o autor do livro Dom Quixote, ele tem outros livros e peças publicados, interessante que o autor faleceu em 1616, mas ainda é aclamado.

"Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito." Miguel de Cervantes

A literatura espanhola tem muitos autores, vamos apresentar apenas alguns para que você comece a conhecer um pouco sobre a literatura Espanhola, são eles:


Gabriel García MarquezAutor que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982, foi um escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano, teve seus livros traduzidos por mais de 36 idiomas, infelizmente faleceu em 2014. Sua obra mais conhecida é Cem Anos de Solidão


"Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estiver triste, porque nunca se sabe quem pode se apaixonar por teu sorriso." Gabriel García Márquez

Carlos Ruiz Zafón - É um escritor espanhol que tem vivido em Los Angeles desde 1993, onde ele passou alguns anos escrevendo roteiros enquanto desenvolvia sua carreira como escritor. 
Em 1993 ganhou o prêmio Edebé de literatura com seu primeiro romance O Príncipe da Névoa. Mas acabou tendo seu trabalho conhecido pelo livro A sombra do vento, e foi finalista a dois prêmios de literatura.


  "Quem ama de verdade ama em silêncio, com atos e não com palavras" Carlos Ruiz Zafón


Pablo Neruda - Foi um poeta chileno, considerado um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha e no México. Ganhador do Prêmio Nobel em 197, enquanto ocupava o cargo de embaixador na França. 
Publicou seus primeiros poemas no periódico regional A Manhã. Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, não é sua primeira obras, porém é uma das que mais gosto, por isso escolhi ele para apresentar.


"Podes cortar todas as flores mas não podes impedir a Primavera de aparecer." Pablo Neruda


Almudena GrandesÉ uma escritora espanhola, em 1989 ganhou o pŕemio La Sonrisa Vertical pela novela erótica Las edades de Lulú, que está traduzida em várias línguas. Os seus livros descrevem sobretudo a sociedade espanhola na época posterior à ditadura franquista, e desde 1975 até a atualidade, com enorme realismo e intensa introspecção psicológica.


"Você tem que ser muito corajoso para pedir ajuda, sabe? Mas você tem que ser ainda mais corajoso para aceitá-lo." Almudena Grandes


Isabel Allende Nasceu em Lima, no Peru,mas é considerada uma autora chilena, pois viveu no país desde muito cedo. A jornalista e escritora pertence ao movimento literário de realismo mágico. O primeiro livro de Allende, A Casa dos Espíritos, de 1982, fez tanto sucesso que foi adaptado para o cinema em 1993. 
Durante a carreira, a escritora lançou 17 livros com tradução em diversos países e línguas. A obra mais dramática da autora foi lançada em 1995, quando sua filha Paula entrou em coma. Ganhadora de vários prêmios de literatura e uma ativista firme na defesa dos direitos femininos. Outras de suas obras são O caderno de Maya, O amante japonês, a ilha sobre o mar, A soma dos dias, etc. 

"Todos temos dentro de nós uma insuspeita reserva de força que emerge quando a vida nos põe à prova." Isabel Allende



María Dueñas Nasceu em Puertollano, Espanha. É uma escritora espanhola. Ficou famosa em 2009 com O Tempo Entre Costuras, seu primeiro livro, que se converteu numa das obras mais vendidas da literatura espanhola nos últimos anos e foi traduzida para mais de vinte e cinco idiomas.Seu livro O Tempo Entre Costuras foi adaptado na Espanha para uma minissérie com 1 temporada, e foi transmitida no Brasil pela TV Brasil
É professora titular de filologia inglesa na faculdade de Letras da Universidade de Múrcia desde 2003. Outras de suas obras traduzidas para o Brasil são A Melhor História Está Por Vir (Planeta, 2012), Recomeçar (Porto Editora, 2014) e Destino: La Templanza (Planeta, 2015)


“O destino são a soma de todas as decisões que tomamos ao longo da vida, até aquelas que parecem insignificantes.” Maria Dueñas



A literatura Espanhola tem várias autores maravilhosos, além desde que apresentamos. Caso conheça um e queira no indicar só comentar aqui.


Beijos, até a próxima..


13 comentários:

  1. Olá Suellem, Achei muito bacana o post. A literatura espanhola é mesmo muito interessante. Amo Neruda e estou conhecendo o Zafón! Acho super válido se aventurar nas linhas espanholas! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada. Sou apaixonada Neruda. Realmente é ótimo conhecer novos autores

      Excluir
  2. Olá , sou apaixonada pela cultura espanhola , pelo Turismo por lá , mais foi em seu post que conheci a literatura espanhola e alguns autores .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, espero que tenha oportunidade de ler algum dos autores, são ótimos.bjs

      Excluir
  3. Olá Suellen. Que cultura rica em história e literatura. Amei o texto. Estou há tempos afim de ler Carlos Zafón e Isabel Allende pretendo ler algo em breve. Parabéns mais uma vez pela qualidade do texto. Seu fã sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada migo.
      Vamos ler Isabel Allende juntos no próximo ano, a escrita dela é ótima.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá Suellen,

    Ainda não li nenhum desses autores espanhóis que citou, mas preciso muito ler algo so Zafón, pelos inúmeros elogios que vejo a sua escrita, além do Grabriel. Amei essas dicas de autores, vão todos para a minha listinha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada, leia mesmo. Gabriel tem uma escrita incrível, assim como Zafon.
      Bjs

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Ah, que post mais interessante. Achei bem legal a proposta de trazer autores de outras culturas. Ainda mais indicar alguns livros. Dos citados conheço o Zafón, Pablo Neruda e Gabriel García Marquez (este por causa de Quem é Você, Alasca?). Espero ler suas obras em breve. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada.
      Eles são ótimos mesmo, Neruda toca a gente.
      Bjs

      Excluir
  6. A cultura Espanhola é incrível demais. Adorei saber um pouco mais sobre aqui no seu Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Quando tiver oportunidade leia, eles tem história incríveis. Bjs

      Excluir
  7. Aii que postagem mara!! Gosto muito de ler Pablo Neruda. Tenho um livro aqui do Carlos Ruiz, mas ainda não inciei. A espanha é rica em bons autores. Faça uma postagem semelhante sobre a Colômbia.
    Bjus,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo