SOCIAL MEDIA

Não era pra ser você - Thais Bergmann

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Olá, Pockets!

A resenha de hoje é do livro Não era pra ser você, de Thais Bergmann, pela @‌astralcultural.

No livro conhecemos a história de Mayara, uma adolescente que passou por um processo de divórcio dos pais e no momento está recomeçando a vida após isso, morando com o pai, a nova namorada dele, além do sobrinho dela, Cauã.

A personagem é bem revoltada com a traição do pai, sente culpa em relação à sua mãe, além de ter que morar com a amante, e ela se sente bastante sobrecarregada com esses sentimentos. Como fuga ela vive imersa nas redes sociais e tem a necessidade de postar tudo o que acontece com ela, uma forma de chamar a atenção para si.

Mayara começa expondo sua vida e a de seus pais nas redes sociais, faz um vídeo “bombar” com a sua história, até que um comentário em específico começa a ser frequente. Cada post uma curtida e uma mensagem imediata, uma preocupação exagerada de alguém que ela nem conhece.🚨

Apesar das desconfianças da amiga em relação a esse seguidor, Maya ignora, achando que não tem nada demais… ela só se preocupa em ter alguém que dê atenção a ela, mesmo que “à distância”. Mas como podemos medir distância do perigo sendo que ela nem conhece a pessoa?

O livro aparenta falar de um relacionamento amoroso, pelo título, mas fica mais evidente o tema da exposição nas redes sociais. Inclusive refleti bastante sobre o quanto deixamos escapar de informações pessoais na internet, onde estamos, o que estamos fazendo…pequenos detalhes que são suficientes para pessoas mal intencionadas.

Adolescentes com seus múltiplos problemas juvenis, mais problemas familiares, mais o perigo de estarem acessando as redes sociais sem supervisão, não tem como ter um desdobramento sem problemas sérios.

Fiquei tensa com esta parte da história que envolve perseguição, a autora escreve muito bem e nos deixa presos na leitura, mas esperava outra coisa do livro, vim em busca de um romance bobinho pra sair de uma ressaca literária e encontrei problemas de adolescentes (a adulta falando aqui 😂..). Mas indicaria o livro para debates sobre a temática da importância do uso responsável da internet e os riscos envolvidos. A leitura é juvenil.



Nenhum comentário

Postar um comentário