Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Dois levados numa jangada - Corisco Moura

Hello Pockets, Como vão? Espero que muito bem. Uma das minhas últimas leituras coletivas do ano em parceria com a querida @lgcacomunicacao, foi uma obra que me surpreendeu do início ao fim: “Dois Levados em Uma Jangada” de @coriscomoura.

Amoo além da vida histórias com contexto histórico e quando se trata do nosso amado BR então isso torna tudo mais perfeito.

Esta obra se passa em Salvador em 1.835, período este que ocorreu uma das maiores revoltas de escrav0s, no total tivemos 30, a Revolta dos Malês mobilizou cerca de 600 que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros a se rebelarem contra a escr@vid@o. No dia 14 de maio de 1835, quatro homens foram execut@dos por um pelot@o no Campo da Pólvora em Salvador. Três eram escravos, um deles era carregador de cadeira e um quarto que já era liberto, que tinha por profissão carregador de cal.

Conheceremos Tereza, uma escrava e Joshua, um marinheiro inglês, a paixão que os une e a luta para permanecerem juntos em uma época onde a intolerância, discrimin@ç@o, preconceitos e racism0 eram excruciantes.

Um romance histórico que relata a cruel e dura condição de vida dos escr@viz@d0s, além de serem privados da liberdade de ir e vir, os malês se rebelaram contra a violênci@, os maus-tratos recebidos dos senhores, e também a proibição de praticarem o isl@mismo.

O livro possui personagens muito bem construídos, e é uma leitura emocionante, o seu contexto apesar de datar de meados de 1800 é atualíssimo.


Me marcou bastante permanecerão as quotes na lembrança:

✍️“À medida que pensava, a jangada adiantava-se, vencendo ondas e distâncias, chegando enfim perto do brigue”.

✍🏼“Tereza desconhecia o futuro, mas sua dúvida continuou pelo tempo, estando na mente de cada homem ou mulher negra da nossa sociedade”.
”Meu pensamento é sonho que me leva longe, longe, como uma pipa subindo, para além ou para lugar nenhum”.

✍🏼“No fundo, a perversidade não tinha cor. Errada era a espécie humana.”

✍🏼"O ser humano se adapta a quase tudo. Molda a alma ao absurdo, ao desamor, à condição mais ignominiosa e brutal."

Super indico a todos vocês, uma obra nacional lynda !!

Beijocas e inté a próxima



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo