Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

A onda - Todd Strasser

Oi pockets!!
Hoje vamos falar de um assunto importante FASCISMO e do livro “A onda - Todd Strasser” que é baseado em uma experiência real realizada na escola da cidade de Palo Alto, nos Estados Unidos, em 1969. Mesmo que você não goste tanto assim de política, meu caso, entender o que é fascismo pode te ajudar a compreender muitos cenários e comportamentos sociais. 
Mas para começar bora entender o que é:
Fascismo: Regime ou movimento político e ideológico em que o conceito de "nação" e "raça" está acima do indivíduo e seus valores.

Nazismo: Movimento ideológico que misturava dogmas e preconceitos baseados na ideia de que a "raça ariana" (alemã) era superior a todas as outras.

Neste livro temos um professor de historia que após uma aula onde os alunos afirmam que nada daquilo (Nazismo, fascismo, holocausto) poderia acontecer novamente e se questionam sobre o porquê de os alemães não terem se rebelado contra o fascismo durante a Segunda Guerra resolve testar um experimento com seus alunos. Em suas 160 páginas acompanhamos o experimento e o desdobrar dos acontecimentos que, assim como o nome sugere, como uma onda vai arrastando tudo e a todos da escola para dentro do movimento fascista experimental do professor Bem Ross. É impressionante as semelhanças que vemos com muitos comportamentos políticos que presenciamos no ano de 2022 e também como é fácil que jovens comprem estes ideais sem questionamentos.
Apesar de sua primeira publicação ser de 1981 e o experimento de 1969 ainda podemos perceber o quão fácil é imaginar estes mesmos eventos acontecendo em 2023. A história é tão impactante que a obra já serviu de inspiração para as telas por três vezes:
The Wave (Filme feito para a TV de 1981);
A onda (Filme Alemão de 2008), achei este bem fiel livro apesar de o desfecho ser um pouco mais trágico que o do livro.
Nós Somos a Onda (Série 2019 – 1 temporada Netflix), na minha opinião nesta adaptação achei que os valores ficam um pouco confusos e não consegui pegar a ideia central apresentada no livro, mesmo assim vale a pena como ponto de vista.

Este foi um dos últimos livros que recebemos da parceria que tivemos com o Grupo Editorial Record e apesar de eu ter demorado um pouco a ler foi uma experiência reveladora e capaz de nos abrir muito os olhos.

E você curte este tipo de livro, ficou curioso em saber um pouco mais de como o fascismo pode acabar se transformando em nazismo?
Bora dar uma chance para este romance baseado em fatos reais!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo