Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO - MARGOT LEE SHETTERLY

Oi pockets!

Hoje venho com a resenha do 2º livro do projeto #mulheresnegrasnaliteraturapl, e tem sido gratificante ler e descobrir mulheres inteligentes, determinadas, fortes e guerreiras nessas leituras, em 𝐸𝑠𝑡𝑟𝑒𝑙𝑎𝑠 𝒜𝑙𝑒𝑚 𝑑𝑜 𝒯𝑒𝑚𝑝𝑜, não é diferente, vamos acompanhar a história de três grandes mulheres, além de outras que são mencionadas.

As três trabalharam na NACA, a antecessora da NASA, iniciaram como computadoras e depois assumiram outras funções, as três tiveram grande contribuição para que o primeiro homem pisasse na lua (principalmente Katherine), além de inúmeros relatórios de pesquisa publicados. 

Dorothy Vaughan (matemática, em 1949 ela foi a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento na NASA). Formou em matemática em Ohio, tornou-se professora para ajudar a família e acabou abandonando o tão sonhado mestrado. Viu a chance de ser servidora pública e ter um salário melhor na Langley, e tornou-se especialista em programação Fortran.
"Vocês não são melhores do que ninguém, e ninguém é melhor do que vocês”, dizia Joshua aos filhos, uma filosofia que ele incorporava ao máximo."
Katherine Johnson (matemática, física e cientista espacial norte-americana), uma jovem negra e inteligente que se formou aos 14 anos no colegial, cursou o Instituto da Virginia Ocidental para negros onde cursou todas as disciplinas de matemática, foi professora de matemática, francês e música.
Mary Jackson (matemática e física, foi a primeira engenheira aeroespacial), foi professora em Maryland, casou-se e teve dois filhos. Iniciou na NACA como matemática e após 5 anos e vários cursos, foi promovida a engenheira aeroespacial. Mary sempre lutava por seus direitos e estava sempre a postos a ajudar a comunidade.
"Matemática tinha só certo e errado, e, se você acertava isso, a cor da sua pele não seria relevante."
Em Estrelas além do tempo, temos um documentário/biografia, sobre essas três mulheres negras que tiveram grandes desempenhos na NASA. Foi um livro mais lento, pois tem bastante informações sobre a 2º guerra, os conflitos de raça, segregação, racismo, a busca de igualdade entre negros e brancos e o direito de ser cidadão dos EUA. Foi enriquecedor ver tantas mulheres em grandes cargos e mostrando sua competência.


꧁ঔৣ☬ QUOTES ☬ঔৣ꧂ "Tantas afro- americanas, algumas da idade de minha avó, me pareceram algo natural: em Hampton, a face da ciência era negra como a minha." "Mas, quando eu era criança, conhecia tantos afro- americanos que trabalhavam com ciência, matemática e engenharia que pensava ser essa a ocupação principal dos negros." "A ideia de que mulheres negras foram recrutadas para trabalhar como matemáticas na instalação da NASA no Sul durante os dias de segregação desafia nossas expectativas e muito do que pensamos saber sobre a história americana. É uma grande história, e isso já a torna digna de ser contada." "Mas as “garotas” eram boas, muito boas. Na verdade, eram melhores em cálculo que muitos dos engenheiros." "A escada preta para o sonho americano não possuía todos os degraus; mesmo os negros mais bem- sucedidos temiam que as forças da discriminação destruíssem sua segurança." "Katherine entendia que as atitudes dos racistas linha- dura estavam além de seu alcance. Contra a ignorância, ela e as outras partiam para a ofensiva de encantos diária: vestidas impecavelmente, versadas, patriotas e honradas, eram representantes da raça cientes de que as interações que indivíduos negros tivessem com brancos poderiam ter implicações para toda a comunidade negra." "Os negros com frequência desqualificavam a si próprios mesmo quando não havia cartazes de que era apenas para brancos." "Reconhecer todas as mulheres comuns e extraordinárias que contribuíram para o sucesso da NASA é mudar nosso entendimento de suas habilidades, da exceção para a regra. O objetivo delas não foi se destacar pela diferença. Foi se encaixar pelo talento."

Além disso, tem o filme, onde temos atrizes fantásticas interpretando essas mulheres incriveis. Não deixe de ver.

Conhecem essas mulheres incríveis?

Abraços, até a próxima..





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo