Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

DESAFIO LITERÁRIO ABRIL 2021

Oi pessoal!

Como vocês já sabem todo inicio de mês nos propomos um desafio para que você  possa tirar a poeira de livros que estão na sua estante, mas também é uma oportunidade de você sair da sua zona de conforto e experimentar uma leitura diferente.

Quando pensamos nos desafios nos pensamos em incluir a cada mês uma leitura que possa representar e incluir. São temas e personagens que não aparecem com tanta frequência na literatura. E nos mês de abril temos duas propostas de desafio nesta vibe.

Livro com personagem com autismo:

Vamos abrir o mês com um tema bem interessante: Autismo. E para você não ter desculpa que não tem muitos livros com personagens autistas eu resolvi trazer seis opões neste tema.

O dia 02 de abril foi escolhido como O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão.

Uma mulher na escuridão - Charlie Donlea - Faro Edittorial

Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson - Companhia das Letras

Ao TEA amar: Autismo na escola da vida - Juli Lanser Mayer  - Astral Cultural

A diferença invisível - Mademoiselle CarolinJulie Dachez - Nemo

A escova de dentes azul - Marcos Mion - Panda Books

Colin Fisher - Ashley Edward Miller - Novo Conceito

Para o segundo desafio teremos também 6 dicas.

Um livro de autor ou personagem indígena:

O dia 19 de abril apesar de ser o "dia do índio" gera muita polêmica, pois a muito tempo ele perdeu seu propósito de proporcionar a reflexão, a valorização e o respeito aos povos indígenas. 

“É PRECISO ATUALIZAR O REPERTÓRIO DOS EDUCADORES. ATUALIZAR SIGNIFICA TRAZER PRO PRESENTE, PRO AGORA, PRA ESTE MOMENTO QUE NÓS ESTAMOS VIVENDO. QUE O PROFESSOR COMECE A PENSAR A TEMÁTICA INDÍGENA NÃO COMO UMA TEMÁTICA PRESA AO PASSADO, MAS QUE ELE COMECE A OLHAR, A VER, DE HOJE PRA TRÁS. AÍ ELE VAI ENTENDER O QUE É O ‘PRA TRÁS’… MAS OLHANDO DE HOJE, OLHANDO ESSES POVOS COMO SEUS CONTEMPORÂNEOS” – DANIEL MUNDURUKU

Vamos as nossas dicas de leitura neste temas:

Iracema - Jose de Alencar - Panda Books

Dias de Chuva - Carolina Mancini - Editora Estronho

Grito das Estrelas - Priscila Debly - Coerência

Obstinado Coração - Sheila Guedes - Independente

O tupi que você fala Claudio Fragata (Autor), Mauricio Negro (Ilustrador) - Globinho

Vozes Ancestrais: Dez contos indigenas - Daniel Munduruku - FTD Educação

Que tal aproveitar a nossa ultima dica para conhecer mais o autor Daniel Munduruku, ele é um escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia, História e Psicologia. Tem Mestrado em Antropologia Social pela USP - Universidade de São Paulo, Doutorado em Educação também pela USP e Pós-Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. (Link)


Agora será que você consegue adivinhar quais livros eu vou escolher para o #DesafioLiterario2021CP?

Tem muitas opções incríveis, e eu ate já li algumas delas.

E não esquece, se participar de algum dos nossos desafios coloque a # do desafio para concorrer a um livro novinho no final do ano. 

Boa sorte e boas leituras!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo