Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

O Perfume: História De Um Assassino De Patrick Süskind

Hello Pockets, como vão? Espero que muito bem, fevereiro chegou com tudo. E lá vamos lá para mais um livro impactante, já havia lido há vários anos atrás , mas fiquei encantada com a nova capa e claro que valia uma releitura e uma olhadela no filme de mesmo título: “O Perfume: História De Um Assassino De Patrick Süskind.
Este thriller nos faz refletir e muito, analisar minuciosamente nosso protagonista Grenouille dando até para entendê-lo um pouco mais, quando um bebê nasce a primeira coisa que amamos naquele “tico de gente” é o cheirinho que eles exalam, o famoso aroma de recém nascido, e isso foi negado ao garoto desta obra.

Ele não exalava cheiro algum, e isso fez com as pessoas o isolassem e o tachassem de esquisito, onde já se viu um ser que não exala odores? Ele não cheira a absolutamente nada, e isso faz com que sua obsessão desde muito cedo seja criar um perfume único, algo que marcasse e o identificasse como pessoa.
“(...) as pessoas podem fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou palavras sedutoras, mas não podiam escapar ao aroma, pois o aroma é um irmão da respiração.”
Grenouille cresce extremamente solitário, mas possui uma habilidade que é para poucos, perceber nos mínimos detalhes os aromas sejam naturais ou não: ervas, plantas, terra, chuva, mar, suor, pele, tecidos, linhas, tintas, aflição e medo.


Aos olhos de muitos esta seria a causa de se tornar um monstro, um verdadeiro sociopata que para atingir seus objetivos ao sentir um aroma específico seria capaz de tirar a vida de outro sem remorsos, para capturar a essência embutida no pânico, no pavor.
“A inspiração requer paz e tranquilidade.”
A história se passa no século XVIII não é monótona e muto menos lenta, muito pelo contrário, Patrick Süskind é detalhista sem sombras de dúvidas, mas nada está ali por acaso, é necessário para o desenvolvimento desta trama perfeita, há inúmeros momentos intensos que nos retém o ar e isso é fantástico.

“Há um poder de convicção no perfume que é mais forte do que palavras, do que olhar, sentimento e vontade. O poder de convicção do aroma não pode ser descartado, entra dentro de nós como o ar em nossos pulmões, nos toma completamente, não há antídoto contra ele.”

Com um desfecho perfeito, perturbador e surpreendente, enquanto nos recuperamos do impacto absorvemos ali todos os detalhes, motivos e certamente nos faz permitir que Grenouille habite nossa mente por vários dias.

Uma leitura imperdível!!!

Beijiocas e inté a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo