Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

UM PAÍS NO HORIZONTE DE CECÍLIA: ARTIGOS 1939 - 1940 por Cecília Meireles , Gustavo Henrique Tuna

Oi Pockets!

🖋️“Esse meu jeito esquisito é porque e eu acho que cada ser humano é sagrado, compreende? É esse pudor de invadir, esse medo do perto. Eu sou uma criatura de longe. Não sei se me querem, mas eu quero bem a tanta gente! Sou amiga até dos mortos. Amiga de muita gente que conheci. Você não imagina quanta gente eu levo ao meu lado”.

Simplesmente amo obras que se baseiam em cartas, diários, artigos jornalísticos e esta é uma delas que com certeza indicarei sempre aqueles que amam a autora assim como eu. Lançada em comemoração aos 120 anos de nascimento de Cecília Meireles, Novembro de 2.021, este livro foi um verdadeiro presente.

Cecília escreveu no período de 1939-1940 na revista “O Observador Econômico e Financeiro” os textos são relatos referentes a pressão estética que sofriam as mulheres, o dia a dia dos professores, e o mapeamento das necessidades de qualificação ou preparo para a formação de jovens para o mercado de trabalho.

Esta antologia evidencia a “mulher maravilha” que foi Cecilia, jornalista, professora, cronista, ensaísta, autora de literatura infantojuvenil, aliás uma das pioneiras deste gênero no Brasil. Deixou sua marca também em nossa pele com a magnitude de suas poesias.

Uma das autoras que Integram a segunda geração modernista onde se evidencia: a crítica sociopolítica, movimentos ultranacionalistas, conflito existencial e espiritual.
Neste livro Cecilia descreve a vida das mulheres trabalhadoras criticando sutilmente a política do governo Vargas para estas guerreiras que trabalham para sobreviver.

Ao todo são 9 artigos e não tem o que mais gostei, todos são perfeitos! Cecília consegue nos encantar com a sua autenticidade e perspicácia na escrita, de maneira despretensiosa dá o seu recado. Mas posso dizer que aquele que mais me chamou a atenção que foi: “Férias de Janeiro”.

Beijocas e inté a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo