Olá Pockets!!
Hoje sai mais uma resenha da nossa parceira @globaleditora , a adaptação em HQ de uma grande obra brasileira: Casa-grande e Senzala, de Gilberto Freyre! De primeira, parabenizo Estêvão Pinto, responsável pela adaptação, por conseguir tirar o sumo do calhamaço que é o livro original, a obra é um passeio sobre a construção da identidade brasileira desde a colonização, através das excelentes ilustrações de Ivan Rodrigues.
A HQ consegue nos mostrar a densidade do processo de construção do povo brasileiro através do contato com as principais etnias: portuguesa, indígena e africana. Conhecemos a religiosidade, comportamentos e hábitos que foram se misturando no que se pratica hoje enquanto Brasil, como por exemplo, a tradição de chamar pai e mãe de Senhor e Senhora, as lendas e assombrações contadas pelas amas de leite, e das origens de pratos típicos regionais como o mingau e o uso de pimenta, vindo dos indígenas e africanos.
Essa parte, inclusive, foi a que mais gostei, pois detalha todo o processo de produção das iguarias, não esquecendo também da problematização da escravidão do africano e da situação que os indígenas passaram quando ocorreu a transição do modelo social econômico, as hipocrisias religiosas de moralismo, entre outras coisa.
A obra condensa tudo que fez de Casa Grande e Senzala, um marco na historiografia brasileira. A única ressalva que tenho é a maneira como a HQ finaliza, parece que vai continuar algo ainda, mas a página seguinte é o fim, parece que foi cortada antes do final correto.
Comentários
Postar um comentário