Oi, Pockets!
A dica é Sereno mundo azul, de Marina Colasanti, publicado pela Editora Global.
Confesso que ainda não conhecia a escrita de Marina Colasanti e agora fico até com um pouquinho de vergonha de admitir isso, depois de descobrir o quanto a autora é premiada e reconhecida. E sabem o que me chamou a atenção para o livro? O título. Azul é minha cor favorita, então um livro chamado Sereno mundo azul iria despertar minha curiosidade.
O livro reúne 15 contos, todos curtinhos, mas com uma escrita capaz de nos transportar para outros lugares. Enquanto lia, tive várias vezes a sensação de estar ouvindo aquelas histórias contadas em uma roda de conversa, daquelas que começam de maneira simples e, quando percebemos, já estamos envolvidos, esperando para descobrir aonde aquilo vai nos levar.
Marina Colasanti cria um universo habitado por marinheiros, anciãos, reis, agricultores e tantas outras figuras que dividem espaço com galinhas, lobos, raposas e morcegos. E alguns desses animais conversar, pensar ou agir como gente. Aqui, o fantástico aparece com tanta naturalidade que aceitamos.
O azul parece atravessar o livro. Ele reaparece de diferentes maneiras, ora ocupando a imensidão do céu e do mar, ora surgindo em pequenos elementos carregados de significado. É como se essa cor criasse um fio delicado entre histórias tão diferentes e ajudasse a construir a atmosfera quase onírica da obra.
Os quinze contos são: Anel pequeno com pequena pedra, Cintilantes como trigais ao sol, Rei só fala uma vez, Um desejo nunca antes, Um punhado de terra, Três peras no prato, O ano em que, Atrás da janela entreaberta, Um palácio apertado, Uma pergunta a menos, A água sem limites, O presente mais precioso, À beira do penhasco, Sereno mundo azul e E a noz se abriu.
Gostei de todos, mas três me tocaram: “O presente mais precioso”, “O ano em que” e “Sereno mundo azul”.
.jpeg)
Comentários
Postar um comentário