Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Não quero ser como você - Vinicius Fernandes

Oi pessoal!!
Hoje é dia de compartilhar com vocês este livro amorzinho que recebi da nossa parceira @astral.cultural : “Não quero ser como você” do escritor brasileiro Vinicius Fernandes @vinywood lançado em setembro de 2022.
Este livro se tornou especial principalmente porque além de o Vinicius (que nome lindo né minha gente!) ser uma pessoa super carinhosa e atenciosa, pude conhece-lo pessoalmente no encontro de livreiros em BH e ainda ter o meu exemplar do livro autografado.


Bora conhecer um pouco da história?
Somos apresentados a dois personagens:
Gabriel, um jovem estudante de psicologia, que passou por um grande trauma familiar, após ter sido rejeitado pelos ao revelar a sua sexualidade, o que fez com que fosse morar com a avó Gertrudes, que apesar de o acolher de forma amorosa não consegue aplacar a dor da rejeição. Gabriel se entrega inteiramente aos seus relacionamentos, se apega fácil e intensamente e o que mais deseja é encontrar um grande amor.

Lucas por outro lado já é mais velho, um psicólogo já com uma carreira estabelecida, mas que devidos aos relacionamentos anteriores criou barreiras em seu coração, pega e não se apega, cada dia um novo parceiro, mas sem se envolver, está sempre solitário mesmo tendo companhia.
Logo no início do livro Gabriel levanta uma questão:

“Certas teorias afirmam que as pessoas vêm ao mundo com características inatas. Não importa o que aconteça em suas vidas, elas já têm uma índole desde o nascimento, que as acompanhará por toda sua existência. Outras teorias defendem a ideia de que são as vivências que definem o caráter das pessoas. Logo, cada situação formará, aos poucos, o individualismo de cada um.”

É interessante acompanhar o desenrolar da história que a todo momento tenta nos encaminhar para validar uma destas afirmativas, enquanto ao mesmo tempo que nos conduz pelos eventos que fazem Gabriel e Lucas se tornarem o que são neste momento da vida.

O livro traz protagonista LGBTQIA+ e aborda o tema homofobia de forma muito sensível, mostrando não só o lado de quem sofre com preconceito como da família e os desdobramentos que traz para a sociedade, e claro o Vinicius faz a gente sofrer e muito nesta história, acompanhar o desenrolar tem horas que deixa o coração bem pequeno e apertado. Esta obra nos chama a atenção para o quanto é importante não só observar, mas também perceber como a família e os amigos podem ser fundamentais para que possamos nos manter firmes em um mundo com tantos preconceitos e dores.

Eu logo de cara tive uma desconfiança que se concretizou ao final, mas que vou deixar para descobrirem quando lerem para não estragar a experiência. Foi ótimo reencontrar a escrita do autor e ver que o quanto amadureceu como escritor. Super recomendo o livro.

PS: Claro que eu quero conhecer mais da história da Juliana e da Luana!

¡Nos vemos pronto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo