Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Sagatrissuinorana - João Luiz Guimarães e Nelson Cruz

Hello Pockets, como vão? Espero que bem cuidando de si e dos seus.

Trago a vocês mais um Jabuti 2.021 ele venceu na categoria Infantil: “Sagatrissuinorana” de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz. Como disse Maria Sílvia Pires Oberg: “Sagatrissuinorana é um título semente”.
Em uma palavra, esta obra carrega toda a história em seu cerne, assim como a semente que em um espaço mínimo abriga uma gigantesca árvore.  Este livro, apesar de ser infantil, também deveria ser lido por todas as idades.

Numa mistura da releitura dos três porquinhos através de “Trissuino”, e a obra de Guimarães Rosa, “Saganorana”, temos a história clássica do Lobo Mau, uma casa de palha, outra de madeira e a fortaleza de cimento e tijolos, como podemos observar na capa se olharmos atentamente.
“O recado da terra chega quase sempre sem aviso.E o que era estória viva, urdida no sem-tempo da fábula, vira história morta, soterrada pela notícia."
E neste livro o lobo não é o vilão, mas sim o que certos algozes fizeram com Brumadinho e Mariana.

Nelson Cruz, com suas ilustrações incríveis e maravylyndas, nos faz observar nas imagens ainda uma outra história, a das cidades mineiras, criando assim narrativas perfeitas que se encontram, se entrelaçam e somam à escrita. Impossível encontrar beleza tamanha em outras obras.
"Às vezes, o homem pode ser o lobo do lobo.”
Beijocas e inté a próxima..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo