Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

O Avesso da Pele - Jeferson Tenório

Hello Queridos Pockets! Como vão?

Hoje trago para vocês uma das primeiras leituras do meu 2022, um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2021: "O Avesso da Pele por Jeferson Tenório.

Após Pedro ter perdido seu pai, vítima da crueldade sem limites, assassinado em uma abordagem policial, ele busca através da história preencher o vazio deixado pelo luto.
“Apesar de tudo você seguiu desafiando a possibilidade de morrer.”
Nosso protagonista resgata passo a passo a vida do genitor, Henrique, um homem negro, professor, que cresceu em um ambiente pobre e violento e sem a figura paterna. Desde muito cedo ele lida com as implicações da cor de sua pele, mas isso aflora em sua juventude no namoro com Juliana.
“E então, ao caminhar pela rua, vocês prestavam atenção nos olhos das pessoas que passavam, e notavam que elas se incomodavam. Mas vocês não.”
Apaixonado por literatura, ele vê ali uma chance de levar o conhecimento necessário as pessoas, mas mais uma vez é impossibilitado devido ao sistema educacional falido existente no Brasil.
“Resistir fazia parte da sua vida e você nunca havia se questionado porque as coisas eram assim.”


Esta obra é uma reconstrução das memórias de Henrique, as lembranças que evidenciam a vida de um homem negro em um País racista, e toda a complexidade que a questão carrega somados a ser pai, marido, amante, professor, homem com todos as suas inseguranças, medos, sonhos e frustrações.
“Acho que vocês nunca se preocuparam em organizar uma narrativa para mim. Sei que o tempo foi passando e o que foi dito por vocês, antes de minha memória, foi dito em retalhos. Então precisei juntar os pedaços e inventar uma história. Por isso não estou reconstituindo esta história para você nem para minha mãe, estou reconstituindo esta história para mim”
Penso que nem possuo adjetivos suficientes para classificar esta obra que marcou meu início de 2.022. Tenório nos presenteia com uma desenvoltura perfeita em todas as problemáticas vividas nesta sociedade dura e cruel. Foi uma experiencia única e maravylynda, onde cada uma de suas 192 páginas transbordam emoções incalculáveis.



Beijocas e inté a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo