ULTIMAS POSTAGENS

A Guerra Que Salvou a Minha Vida - Kimberly Brubaker Bradley

Oi Pockets!!!

Hoje é dia de resenha de livro lido pela nossa Sociedade Literária CP. E a 34ª leitura coletiva organizada pelo blog foi do livro Infanto Juvenil A guerra que salou a mina vida, publicado em 2017 pela editora DarkSide e que já estava na minha estante desde Dezembro de 2018.


Resenha: No ano de 2021 resolvemos selecionar todos os temas que iríamos ler ao longo do ano e o tema era infanto juvenil, porém o livro sempre é indicado e escolhido pelo grupo que participou da leitura anterior, que neste caso foi de O ceifador, já tem resenha aqui no blog (clik para conferir).

Neste caso uma das participantes sugeriu, mas como não havia lido a LC anterior, eu resolvi adotar a indicação, principalmente por estar dando prioridade aos livros da minha estante.

E esta foi uma leitura simplesmente Fantástica!!!!

Temos o cenário da Segunda Guerra mundial e duas crianças, Ada e Jamie. Ada que nasceu com uma deformação no pé, vive trancada no apartamento sobre o julgo e crueldade da mãe e além de cuidar do irmão menor não tem direito a praticamente nada.

"O que é 'Liberdade'?", perguntei, enquanto a srta Smith e eu caminhávamos.

"É... hummm. Eu diria que é o direito de decidirmos coisas sobre nós mesmos. A respeito da nossa própria vida."

Porém durante a evacuação das crianças da cidade de Londres, sob ameaça de ataque de bombas, resolve que está é a sua oportunidade de fugir da crueldade e mal tratos da mãe, e foge durante a ausência da mãe se misturando no meio de outras crianças que estão sendo enviadas para cidades do interior da Inglaterra.

... era mais difícil ser amigo de quem ajudava a gente do quem a gente ajudava.

Quando ela chega a cidade porém eles não conseguem que nenhum dos moradores os acolha, sendo então entregues meio que a força a srta. Susan Smith que mora sozinha em uma fazenda. 

Eu vi você no dia que saiu daquele trem. Parecia já estar enfrentando uma guerra.

Esta é uma daquelas histórias inspiradoras, em que autora constrói aos poucos a relação entre os personagens. O crescimento emocional dos personagens, a cura das feridas emocionais que existem nas crianças e na mulher que as acolheu, a desconstrução de que o fato de Ada ter uma deficiência a torna alguém sem valor e como ela vai vencendo a cada obstáculo que é colocado diante dela faz a gente se emocionar e fez ele levar minhas 5 estrelinhas.

Uma história que fala sobre as famílias que escolhemos, amadurecimento, amor

A árvore de Natal nos faz lembrar que Deus é como uma árvore perene: não morre nunca, nem no inverno.

O livro possui uma continuação "A guerra que me ensinou a viver" que claro já está na minha lista de desejados.

E você, que livro levou 5 estrelas nas suas leituras de 2021?
Tem algum livro que já esta a muito tempo na estante?

Me conta ai!
Vamos conversar.
Beijos e até a próxima!!!!




Um comentário:

  1. Interessante! Já vou colocar na lista de ”livros para ler”.
    Espero você em: www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo