Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

AUTO DA COMPADECIDA - ARIANO SUASSUNA

Hey Pockets! Tudo bem?

Aqui é a Evelyn e vim aqui fazer uma pergunta óbvia: Você já ouviu falar na peça Auto da Compadecida?
A peça teatral escrita pelo imortal Ariano Suassuna em 1955, foi a obra que pôs o nome do recifense na boca e no coração do Brasil. A história gira em torno de dois malandrinhos João Grilo e Chicó. Com muitos toques regionalistas que nos faz gargalhar até sem querer.

[João Grilo]: Não, já ouvi falar de homem que tem peixe, mas de peixe que tem homem, é a primeira vez.
[Chicó]: Exatamente, João, o bicho que me pescou. Para encurtar a história, o pirarucu me arrastou rio acima três dias e três noites.
[João Grilo]: Três dias e três noites? E você não sentia fome não, Chicó?
[Chicó]: Fome não, mas era uma vontade de fumar danada.
(...)
[Chicó]: João, na hora do aperto, dá-se um jeito a tudo!
[João Grilo]: Mas que jeito você deu?
[Chicó]: Não sei, só sei que foi assim! Mas deixe de agonia, que o povo vem aí.

 
L
eiam a sinopse da obra:
O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste.
 
Compre aqui: 
 
 A mistura de cordéis ganhou série e filme respectivamente em 1999 e ano 2000; disponível no streaming Globoplay.

Ficou com a alma palpitando de curiosidade, né? Pode respirar fundo, pois o Cultura Pocket deixou uma resenha super especial lá na mybest Brasil "A mybest é um site de recomendação de produtos. Além de guias ensinando como escolher diversos tipos de produtos, o site também tem rankings dos melhores produtos e indicações de especialistas e influenciadores" aproveite para seguir ela no instagram @mybest_brasil

 Link da resenha: Clássicos da Literatura Brasileira: Veja 15 Obras Recomendadas

Vai lá conferir e aproveita para ler as indicações de outros influencers. 

Sugestão musical: Mãos Dadas - Intérprete: Djavan -Álbum: Vesúvio


No mais, é isso.
Fiquem bem e seguros.
Juízo.
Beijinhos Trevosos. 

 


7 comentários:

  1. oi!
    O Auto da Compadecida é uma historia maravilhosa, e o filme também é excelente..Adoro Djavan

    ResponderExcluir
  2. Uma das histórias brasileiras mais incríveis que já foram escritas, tanto o livro quanto o filme são verdadeiras obras primas. O tempo passa, mas o enredo e a narrativa continuam envolventes. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom! Eu vi somente o filme, um ícone do cinema nacional. Quero muito ler a obra escrita. Não sabia da série. Vou passar lá para ver sua crítica.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫❤

    ResponderExcluir
  4. Oi Evelyn, tudo bem?
    Primeiro parabéns por estar no mybest! Eu só vi o filme que foi feito na época e gostei tanto que já revi. Acho que não dá para esquecer. Uma excelente obra que todos deveriam ler. Vou procurar pelo livro.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Ah, gosto tanto de leituras diferentes ainda mais quando as obras são adaptadas e tão conhecidas como O auto da compadecida. Confesso que não tinha ideia que era uma adaptação. Nunca assisti o filme inteiro mas os pedacinhos que vi achei bem engraçado além de repleto de cultura local. As locações, o figurino, o jeito de falar, é uma experiência única. Espero ter a oportunidade de ler em breve. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Olá Evely, tudo bem?

    Sou apaixonada pelo filme de O Auto da Compadecida, já perdi a conta de quantas vezes já o assisti, mas foram umas mais de 10 tranquilamente. Porém, nunca cheguei a ler a obra, o que é um grande erro, visto que sou pernambucana e a obra é um clássico de um autor conterrâneo. Já vou lá no site conferir o post e as outras indicações!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi,tudo bem?

    O Auto da Compadecida é maravilhoso e rendeu 1 filme e até transformaram em série. Ariano nos seus textos regionalistas e personagens bem criados ganhou o coração de muitos.

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo