Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

No seu pescoço - Chimamanda Ngozi Adichie


Oi pockets!!!

Hoje vamos falar um pouco do livro "No seu pescoço" da escritora Chimamanda Ngozi Adichie, publicado em 2009 em Inglês e 2017 em português pela editora Companhia das Letras.
Este livro faz parte do projeto de leitura Coletiva organizado pelo IG @viajenaliteratura mediado pelas irmãs Keila e Leila. Nele leremos as obras escritas pela autora seguindo a ordem cronológica de publicação.

 Este é o terceiro livro que lemos no projeto de leitura coletiva. Nele foram reunidos 12 contos que relatam situações do cotidiano que, apesar da simplicidade, conversa com o leitor pela sensibilidade. A autora trás contos que falam sobre a dor de um pais assolado pela diferença social, guerras, religiosidade e identidade.

Um assunto recorrente nos contos é forma como a mulher negra sofre. Cada conto é como um pedacinho da alma de uma mulher exposto, sendo revelado.


"(...) como os ingleses gostavam de usar palavras como "expedição" e "pacificação" para descrever atos de roubar e matar." Conto - Réplica
As violências sociais pelas quais estas mulheres passam, muitas vezes a perda de sua identidade cultural e o machismo. Como um povo que mesmo sendo tão diferente do nosso é ao mesmo tempo tão igual. Ela inda questiona o "sonho Americano" idealizado por muitos. 
"(...) que a religião e as etnias muitas vezes são politizadas porque o governante fica a salvo quando os governados famintos matam uns aos outros" Conto - Uma experiência privada
Mostra como as elites muitas vezes não estão preocupadas com o povo, como o papel da colonização foi crucial para a perda de muitas das identidades religiosas e culturais,  que estes mesmo aspectos religiosos são usados para manipular pessoas umas contra as outras.
"Só desejei que ele não fosse solto para poder votar à China, à Índia ou aonde quer que eles vão comprar medicamentos com validade vencida que não matam as pessoas, é verdade; apenas não impedem que a doença as mate." Conto - Fantasmas
O livro me tocou profundamente, pois vi representada muitas mulheres, que buscam formas de crescer, se reconhecer e se libertar. 
"Ali eram os Estados Unidos, afinal de contas, não era como na Nigéria, onde as universidades fechavam com tanta frequência que as pessoas acrescentavam três anos ao tempo normal de curso e os professores faziam greve após greve, mas mesmo assim não recebiam" Conto - No seu pescoço
A forma como fizemos o debate também ajudou muito pois, fomos discutindo e refletindo conto a conto, acredito que esta seja a melhor forma de ler este livro. Parte a parte, devagar para que todas as reflexões nele contidas não se percam durante a leitura.

A próxima leitura deste grupo será Americanah, se quiser ler com a gente é só deixar um recadinho ou procurar o IG @viajenaliteratura.

E você, já leu alguma obra da autora?
Me conta e vamos conversar mais nos comentários.

Beijos e até mais!!!







Um comentário:

  1. Oie minha linda!! Parece um livro muito bom, está na minha listinha há um tempo e fiquei empolgada para ler depois da sua resenha. Eu amo livros que motiva as mulheres. São ótimos para debates em grupo e reflexão sobre nossa sociedade.

    Tem postagem nova lá no blog, gostaria muito de saber sua opinião.
    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo