ULTIMAS POSTAGENS

Triste fim do Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Oi Pockets!

Tudo bem? Espero que tenham uma √≥tima quinta - feiraūüôŹ
Hoje venho com duas dicas super legais, de uma obra nacional, a história do anti-herói Policarpo Quaresma.
Quaresma "Era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez, olhava sempre baixo, mas, quando fixava alguém ou alguma cousa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma da pessoa ou da cousa que fixava."

Nosso protagonista é um homem patriota, que tenho orgulho da sua nacionalidade ao ponto de só usar e consumir coisas nacionais. Ele é visto como um homem de hábitos pontuais. Mora com a irmã, eu educado com os vizinhos, mas não chega a receber visitas, a não ser de sua afilhada e pai. Além de Ricardo "coração dos outros" que esta o ensinando a arte do violão.

Quaresma n√£o pode servir ao pa√≠s como era seu sonho devido seu porte e sa√ļde, mas continuou a contribu√≠ com o pa√≠s no servi√ßo p√ļblico. Tinha algumas ideias vistas como louca (como implantar o tipo como l√≠ngua padr√£o do pa√≠s), e por causa delas acaba passando um tempo internado no "hosp√≠cio".

Depois disso, vai viver no campo , mas acaba não tendo sossego como esperava, pois a política chega até ele e prejudica sua tranquilidade.

Vamos acompanhar a trajetória e percalços que nosso protagonista irá viver, além de como já previsto seu triste fim. Mas sempre terá seu amigo Ricardo tentando ajudá-lo, assim como sua afilhada Olga.

A história de Quaresma é triste, mas trás temas importantes como, o governo ditatorial de Peixoto, críticas sociais, questão da época, racismo, preconceito e a hipocrisia (ainda mais envolvendo interesses políticos).

Aproveitei para escutar o Audiolivro pelo @tocalivros e acompanhar a leitura no Kindle Unlimited, na edi√ß√£o da @lepmeditores que est√° √≥tima.


Até a próxima..


Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo