Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Dia Internacional Contra a Homofobia





  
Não há cura para o que não é doença.


Oi Pockets!
Tudo bem com vocês?
Hoje dia 17 de maio é o Dia Internacional Contra a Homofobia, também conhecido como Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia.


A data foi escolhida pois no dia 17 de maio de 1990, o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi retirada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) da lista de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Diversos países ainda tratavam homossexuais como pessoas com desvios patológicos mentais, permitindo preconceitos e violações como terapias de reversão, a conhecida “cura gay”. A data foi inclusa no calendário oficial brasileiro em 2010.

Essa data é símbolo do combate a todo desprezo, preconceito, antipatia, aversão e medo irracional contra pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, que se manifesta através de bullying, violência verbal e muitas vezes física, que ocasiona centenas de mortes por ano.

Infelizmente, no Brasil existem vários grupos favoráveis a terapias de reversão com base em preceitos de conversão religiosa, contrários à determinação da OMS, o que demonstra que a luta contra a mentalidade do preconceito enraizada há séculos ainda vai perdurar por muito tempo.

Agora que já falei sobre um pouco da história dessa data tão importante quero lhe convidar a espalhar e enaltecer o amor. Porque o amor é apenas amor, não vê raça, cor, gênero, religião, condição financeira ou qualquer tipo de discriminação.


Poste uma foto com um livro LGBTQIA+ ou com seu amor nas redes sociais e marque o @pocketcultura usando a hashtag #CPLGBT e vamos espalhar amor e dicas de leitura por aí.




Aqui estão algumas das dicas da Sociedade Literária Cultura Pocket, nosso grupo de leitura coletiva.
           
                                               
    

Quero deixar também o convite para ler com a gente o livro Tudo Sobre Nós da autora Cris Soares.

 

Beijos.


26 comentários:

  1. Amei o post. Quero muito ler um milhão de finais felizes ❤️

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um super orgulho de fazer parte desta família cheia de diversidade. Seu post esta lindo!!!!

    ResponderExcluir
  3. É uma data muito importante, ainda há muito preconceito infelizmente, gostei de conhecer um pouco da história, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Fico um pouco triste, por ter que ser necessário uma data, para que as pessoas se lembrem que todos somos humanos, que devemos amar e respeitar as pessoas. Mas é assim mesmo,tanta evolução e ainda há pessoas que insistem em negar ou aceitar, que o amor é feito de corações e não de gênero,raça,cor...Que seja uma data para reflexão e para que possamos de fato evoluir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico muito triste que as pessoas não entendam que amor é amor e respeito deve-se ter com todos.

      Excluir
  5. Oi Kiberly.
    Quando surgiu a tal da "cura gay" fiquei com vergonha alheia da minha classe de Psicólogos... A nossa profissão existe para fazer as pessoas se aceitarem com as suas individualidades e não vender uma cura de algo que nem é doença.
    Eu tenho uma edição de Wil Wil na minha estante.Mas, ainda nem li... Acredita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camyli.
      Eu imagino a vergonha.
      Assim que tiver oportunidade leia.
      É uma boa história.

      Excluir
  6. oi!
    Este dia é muito importante pois o mundo é muito preconceituoso, e não podemos desistir desta e de outras lutas..

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Tenho vários amigos homossexuais e respeito demais ele. E ainda rezo para que o mundo as pessoas sejam menos preconceituosas e aceite as pessoas como elas são. E creio que essa data é importante para as pessoas concentizarem que nenhuma pessoa que gosta de outra pessoa do mesmo sexo é doente, mas não importa o sexo o importante é o amor.. adorei o post.. bjs e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também oro para um mundo sem preconceito.
      Obrigada <3

      Excluir
  8. Boa noite!!
    Muito bom seu post, infelizmente, ainda tem muita gente preconceituosa, que não entende que o mais importante é o amor. Gostei de conhecer a história sobre a data escolhida!

    ResponderExcluir
  9. Olá Kiberly!Uma data importante,espero que os preconceituosos reflitam e respeitem acima de tudo,o que está faltando no mundo é o amor ao próximo e o respeito.
    O que importa não é a quem ou com quem,mas simplesmente amar.
    Excelente post!Bjs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns querida pelo post, essa data tão importante! uma pena que 2020 ainda tem muito preconceito, muito triste! temos que respeitar, isso é falta de amor ao próximo, sabe querida para mim o que vale é o amor, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  11. Meus sinceros aplausos pela publicação!!! Precisamos acabar com o preconceito e a violência vigentes no Brasil de Hoje. Hoje sim temos uma verdadeira ideologia sendo implantada. E vivamos diariamente um verdadeiro culto à ignorância! Julgo que esta deveria se tornar uma data para que as pessoas reavaliem seus próprios conceitos sobre o amor e o afeto. Muitas pessoas sofrem por tamanho descalabro vertiginoso que ocorre em nosso país por pura ignorância! Mais uma vez, parabéns pelo post! Tenho familiares gays na família e vejo o quanto ainda sofrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      A situação atual do país só fez aumentar a proliferação do preconceito por aqui. Espero que em breve isso mude.

      Excluir
  12. infelizmente ainda existe muito preconceito.Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  13. Uma data super importante que deve ser sim muito exaltada. A gente tá longe infelizmente de acabar com o absurdo que é o preconceito mas acredito que todo mundo junto, conseguiremos virar esse jogo! Post necessário e excelente. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu oro pelo dia em que poderemos somente amar.
      Obrigada <3

      Excluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo