Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

FRANQUIA INVOCAÇÃO DO MAL - ANALISE COM SPOILER


Olá pockets!!!
Como vocês estão? Espero que tudo bem!
No mês de fevereiro aproveitei para ver alguns filmes com a minha filha, ela tem 12 anos e gosta de terror. O que não me surpreende, já nesta idade eu também era bem fã de terror e costumava passar as minhas tardes, após a escola, vendo muitos filmes. Acho que por este motivo depois de um tempo acabei perdendo o gosto, não tinha mais novidades parecia ser sempre mais do mesmo.
Mas então eu descobri, com a ajuda dela, este universo compartilhado de "Invocação do Mal", que são filmes que estão ligados sem que necessariamente sejam uma continuação.
Foi bem interessante pois pude assistir pela ordem cronológica dos acontecimentos, já que a ordem de lançamento e a cronológica não são as mesmas, bem no nível Star Wars.
Como a proposta aqui e dividir a minha experiência e impressões, pode ser que role um ou outro spoiler, então se você ainda não viu os filmes e não gostar de spoiler, tome cuidado. A franquia é do produtor James Wan ( que dirigiu Jogos Mortais em 2004).

Apesar de o filme que deu origem a este universo ser "Invocação do mal" lançado 2013, ele não é o inicio da história, pois como já dito, outros lançados posteriormente é que darão sentido ao universo compartilhado, vamos conhecer cada um deles.

Basicamente a trama gira em torno do casal Ed e Lorraine Warren ( pessoas reais, pausa para um arrepio) que são investigadores paranormais que trabalham dando palestras sobre o tema e auxiliando a igreja em investigações sobre a veracidade dos fatos.

Para entender o inicio de tudo você deve iniciar pelo filme A Freira lançado em 2018
Poster de divulgação - fonte Google

A FREIRA - (1952)
Data de lançamento: 16 de Setembro 2018
Direção: Corin Hard
Roteirista; James Wan, Gary Dauberman

Após o suicídio de uma freira que vivia enclausurada em um convento na Romênia. Um padre assombrado e uma noviça são enviados pela igreja para investigar o que está acontecendo (aqui eu fiquei me perguntando porque enviar uma noviça). Para chegar ao convento eles recebem a ajuda de um morador local que por sinal foi quem encontrou o corpo da freira suicida. Todos sabem que o local e amaldiçoado já que pelo que vamos vir a saber o castelo pertencia a um aristocrata satanista que, pasmem, criou um portal direto com o inferno (pra que????). Após o castelo ser tomado pela igreja o portal foi fechado usando um relíquia sagrada ( A relíquia tem sangue de Jesus) mas uma espirito maligno escapou, tomou a forma de uma freira, e aí já viu né, tocou o terror no convento. É claro que depois de muita perrengue o padre e a noviça (que acaba fazendo seus votos) consegue fechar o portal com a ajuda do morador local e fica tudo bem. Nem tanto assim, já que o coitado como vamos saber depois acabou indo embora de lá levando no corpo o tal espirito maligno, como vimos sendo mostrado em uma palestra dada pelo casal Warren, mas onde isso vai dar você só vai descobrir no próximo filme. E agora é que entra a Annabelle.

Poster de divulgação - fonte Google
ANNABELLE 2 - A CRIAÇÃO DO MAL (1955)
Data de lançamento: 17 de Agosto 2017
Direção: David F. Sandberg
Roteirista; James Wan, Gary Dauberman

Por estranho que pareça é isso mesmo, você assiste o dois para entender melhor o Annabelle.
Anos após a trágica morte da filha do casal Samuel (artesão de brinquedos) e Esther eles resolvem dar abrigo a um grupo de jovens órfãs e uma freira, detalhe que a tal freira mostra uma foto de um grupo de freiras de um convento da Romênia, onde ela já esteve e uma das freiras ela não sabe quem é. Entre as jovens temos a Janice uma órfã que tem dificuldades para se locomover devido a uma doença quando ainda eram bem jovem. Esta Janice acaba descobrindo um quartinho, que estava trancado, e lá um boneca, adivinha quem? Pois é a Annabelle. Vamos então entender que o casal com saudades da filha acaba invocando a menina do além e permite que ela viva na boneca, mas que na realidade não era a filha nada e sim aquele capiroto que fugiu do convento. Aff!!
Muitas tentativas e sustos depois elas acabam se safando, mas o casal não, e nem a Janice que no meio da confusão acaba sumindo junto com a boneca e só aparecendo no finalzinho do filme quando já em outro orfanato é adotada por um casal legal, coitados, que a levam para casa.

Poster de divulgação - fonte Google
ANNABELLE - (1967)
Data de lançamento: 09 de Outubro 2014
Direção: John R. Leonetti
Roteiro; Gary Dauberman

Agora você já conhece a Annabelle e sabe que ela é do mal. Neste filme acompanhamos um casal jovem, o esposo John Form, acha uma rara boneca vintage para presentear a sua esposa grávida, ela coleciona bonecas sinistras, que fica super feliz com o presente (credo).
O problema é que uma noite eles estão lá dormindo de boa e de repente escutam um barulho na casa dos vizinhos, lembra o casal legal que adotou a Janice? Pois é eles são mortos por um outro casal muito maluco e satanista ( que mania desse povo de ser satanista) que por sinal, pelo que você descobre lá no Annabelle 2, é a própria Janice. O Jonh consegue proteger a esposa mas cai la um pouco de sangue na boneca no meio da confusão e o coisa ruim que estava na Janice vai parar na Annabelle. Aí é muito susto, a boneca aparecendo em locais estranhos, o bebê nasce, o capiroto quer a alma do bebê, o padre tenta levar a boneca para a igreja e não consegue, no fim uma alma boa se sacrifica e o casal e o bebê ficam livres da Annabelle. Mas é claro que não acaba aí! A boneca some ( e novo) e acaba em uma lojinha de antiguidades, e sendo comprada como presente para outra maluca que coleciona bonecas bizarras. Detalhe que o casal Waren tem uma pequena participação quando recebem a boneca, da filha dona que comprou pra ela, e guardam em um lugar sagrado e seguro, que fica sabe onde? Na casa deles! Fala sério!

Poster de divulgação - fonte Google
INVOCAÇÃO DO MAL (1971)
Data de lançamento: 13 de Setembro 2013
Direção: James Wan
Roteiro; Carey Hayes, Cad Hayes

Agora sim chegamos ao filme que deu origem ao universo. Neste, que pela ordem de lançamento é o primeiro, temos o casal Waren indo para uma fazenda com o objetivo de investigar umas coisas estranhas que estão acontecendo por lá. A mulher que pede para eles irem ate lá esta assistindo uma palestra deles, na qual eles mostram o exorcismo de um homem, lembra do cara que ajudou lá no convento? Pois é era ele.
O que assusta neste e saber que ele é baseado em uma história real da família Perron que se muda para uma casa assombrada por uma entidade maligna, e para falar a verdade tem tanto espirito nesta casa que você fica até meio perdido. Toda hora é um espirito dando as caras e claro te dando muito jump scare. As terras foram amaldiçoadas por uma bruxa e qualquer pessoa que morar lá vai morrer. 

Poster de divulgação - fonte Google
ANNABELLLE 3 - DE VOLTA PARA CASA (1972)
Data de lançamento: 27 de Junho 2019
Direção: Gary Dauberman
Roteiro; Gary Dauberman, James Wan

Olha ela aí de novo!!!
Claro que os Warren não destruirão a boneca, eles a levaram para casa e guardaram em um quarto cheio de artefatos malignos, claro, porque não?
Mas desta vez não é bem os Warren pais, mas sim a jovem Judy, filha do casal, que vamos acompanhar. O casal segue para mais uma viagem e deixa  Judy aos cuidados de uma babá Mary Ellen enquanto estão fora.  Só que a Mary tem uma amiga, Daniela,  que fica super curiosa em saber o que os Warren guardam na casa e claro tentar um contato com o além, com o pai dela que morreu em um acidente de carro. E apesar de estar trancada com uma placa de alerta é claro que a Daniela acaba abrindo  o amario que guarda a Annabelle, despertando o coisa ruim e a Annabelle despertando vários outros espíritos que estavam guardadinhos na sala. Mas uma vez me pergunto porque guardar em casa estas coisas.
Este achei bem legal pois vi alguns elementos que me fizeram crer serem referências a clássicos do terror, como por exemplo quando a Judy confessa que consegue ver os espíritos (SEXTO SENTIDO) um cão maluco que tenta matar o crush da Mary (este acho que é uma referência a CUJO-Stephen King), tem um macaquinho sinistro que com certeza já foi visto em outros filmes do gênero, uma noiva (que era na verdade um vestido amaldiçoado), depois de muito perrengue os jovens conseguem colocar a Annabelle de volta no armário. A Judy deixa de ser vista como estranha, a Mary fica com o Crush, a Daniela recebe uma mensagem do além do pai e tudo fica bem.
Especula-se que vários dos mitos apresentados neste filme foram colocados para testar o interesse do publico e saber que direção a franquia deveria seguir, acredito que seja verdade já que o próximo filme da lista e um derivado deste filme, que na verdade foi lançado antes, e não tem uma ligação direta com os anteriores.

Poster de divulgação - fonte Google
A MALDIÇÃO DA CHORONA - 1973
Data de lançamento: 18  de Abril 2019
Direção: Michael Caves
Produção; Gary Dauberman, James Wan, Emile Gladstone

Este aqui é só mesmo para entender o motivo do vestido de noiva que aparece na Annabelle 3. A historia de uma mulher muito bela que após ser traída pelo marido se vinga tirando o que ele mais amava, os dois filhos dele, ela os mata e depois se mata passando assim a ser um espirito do mal que fica querendo assombrar outras mulheres e leva-las a matar seus filhos também. O elemento de ligação aqui e que vamos encontrar o padre que aparece no Annabelle 2, não foi o meu favorito. Mas é interessante, desta vez quem ajuda a afastar o mal e um curandeiro ex-padre, ele é meio engraçado as vezes.

Poster de divulgação - fonte Google
INVOCAÇÃO DO MAL 2 - (1977)
Data de lançamento: 9 de Junho 2016
Direção: James Wan
Roteiro; James Wan, Carey Hayes, Cad Hayes, David Leslie Johnson

Então chegamos ao ultimo filme, lançado pois ainda deve vir mais por ai, deste universo.
Baseado novamente em fatos reais, isso sim dá medo, desta vez o casal Ed e Lorraine Warren viajam para o norte de Londres para tentar validar uma serie de eventos estranhos que vem acontecendo com a família Hadgson. O problema é que o caso da família já ganhou a atenção da mídia, e muitos acreditam a historia seja uma farsa. Margaretth Hodgson, depois de ser abandonada pelo marido, mora com seus quatro filhos em Enfield, quando por várias noites seguidas as crianças legam ouvir barulhos,, a policia e chamada e com isso surgem os repórteres, e investigadores paranormais incluindo o casal Waren. Tudo leva a crer que é uma mentira já que Lorraine não sente a presença de espíritos. Isso porque não são espíritos que estão na casa mas sim um demônio. Demônio este que se apresenta na forma de uma freira, lembra dela? De um Homem torto, este é um personagem que dá muito medo, e na aparência de um velho que morava e morreu na casa. Lorraine ainda presente a morte de Ed e isto a amedronta muito. Por fim ela acaba descobrindo que para expulsar o demônio ela tem de saber o nome dele, detalhe é que ao longo do filme o nome do demônio é mostrado varias vezes como uma mensagem subliminar, expulsa o demônio salva o Ed e consequentemente a família.

Interessante perceber que este universo de terror é bem construído, e aqui falo como apreciadora já que meu conhecimento técnico é zero em cinema. Outra curiosidade é que a Boneca Annabelle aparece no filme do Aquaman (mais ou menos já que o James Wan e o diretor) e Shazan (este dirigido pelo David F. Sandberg, conhecido por seus curta-metragens coletivos de terror).


Provavelmente ainda veremos este ano o Invocação do Mal 3 e um spinoff do assustador Homem torto. Claro que eu vou ver e contar tudinho para vocês!!!

CURIOSIDADES:
  • O projeto Invocação do mal levou quase 20 anos até sair do papel.
  • O filme Invocação do mal foi gravado em 38 dias e em ordem cronológica.
  • Vera Farmiga, que faz a Lorraine Warren, presenciou alguns eventos paranormais depois de aceitar o papel.
  • James Wan também dirigiu Velozes e furiosos 7, além do já mencionado Aquaman, Jogos Mortais.
  • O homem torto e interpretado por Javier Botet, que sofre de uma doença chamada síndrome de Marfan, que o deixou com uma altura de 1,8 metros e pesando, aproximadamente, 55 quilos o que facilita seus movimentos semeantes a uma marionete.
  • A aparência do demônio Valak foi criada para relacionara a um ataque a fé da personagem Lorraine.
  • A atriz Taissa Farmiga, que faz a noviça Irmã Irene em A freira, é irmã de Vera Farmiga que interpreta a Lorraine.

E aí me conta se você gostou deste post, se já viu algum filme desta franquia, vamos conversar ai nos comentário.

Beijos e até a próxima!!!




4 comentários:

  1. Olá Ju, tudo bem?
    Achei bem legal esse projeto seu e da Julia, é interessante ver as coisas em comum de vocês. Sobre a franquia, já assisti alguns, não foi em ordem cronologia, mas achei engraçado. Eu não sou de terror, mas não por medo, é porque acho besta, geralmente faço é rir quando assisto. Mas pretendo finalizar, falta só a Freira e Anabelle 3.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Gostei muito do Invocação do Mal que foi lançado primeiro, mas os demais filmes da franquia não me agradaram muito. Mas não conhecia essa ordem, então vou tentar assistir na ordem cronológica pra entender a história toda.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada por essa franquia - embora eu morra de medo de filmes nesse estilo! Li os livros dos Warren, e a vivência deles é uma coisa impressionante! Adorei as curiosidades, que você colocou, não conhecia nenhuma delas!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu evitei de ler a sua crítica/análise sobre a franquia de Invocação do Mal porque gosto muito e tem alguns filmes ai que ainda não assisti. Pretendo assistir Annabelle 3 e A Maldição da Chorona esse ano.
    Abraço!

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo