Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Luto - Indicações livros infatins


Hello Pockets, como vão? Hoje nesta data 02/11, vamos falar sobre este tema aflitivo, que nos deixa vulneráveis e que durante e após a pandemia, passou a nos rondar com mais frequência: “O luto”. Assunto este que se torna ainda mais difícil quando temos que tratá-lo junto as crianças, infelizmente a morte é uma das poucas certezas que temos em nossas vidas, faz parte do ciclo que muitas vezes pode ser curto e enigmático e temos que enfrentar esta dura e inconcebível realidade.

Para nós os adultos, é natural que nós, pais, assim como os outros familiares tenhamos dificuldades em abordar esta questão, e também conseguirmos fazer os pequenos compreenderem a situação. Graças a literatura, que nos acalenta, há uma maneira mais naturalizada, menos pesada, e é uma das ferramentas mais eficazes que possamos imaginar para apresentar a eles histórias e ilustrações que demonstrem: as perdas, saudades e separações.

Através de textos reconfortantes cujas narrativas nos auxiliam na missão de prepará-las para quando precisarem passar pela ausência de pessoas amadas, deixamos para vocês alguns títulos:

🌳🦊“A ÁRVORE DAS LEMBRANÇAS” de Britta Teckentrup

Um dia, uma raposa, que teve uma vida longa e feliz, foi até o seu cantinho preferido da floresta, deitou-se e dormiu para sempre. Os amigos dela se reuniram em volta de seu corpo e começaram a contar histórias vividas com ela no passado. A coruja, o rato, o urso, o coelho e o esquilo… Cada um tinha uma lembrança da ternura e da generosidade da raposa; eram lembranças que faziam todos sorrirem. E cada história contada dava forças para uma plantinha laranja, que brotou bem no lugar onde a raposa tinha se deitado. Essa plantinha ia crescendo e ficando mais bonita, até se transformar em uma árvore. Este livro nos mostra o valor das memórias: mesmo que não convivamos mais, no nosso cotidiano, com um ser que faleceu, podemos manter um vínculo afetivo com ele, por meio das lembranças e do compartilhamento delas.


PODE CHORAR, CORAÇÃO, MAS FIQUE INTEIRO de Glenn Ringtve
Quatro crianças servem cafezinho atrás de cafezinho para a Morte: elas querem ganhar tempo, para que essa figura não leve embora sua avó, já bem doente. Mas não teve jeito, chegou a hora de a morte cumprir sua missão. Antes que pudesse se levantar, porém, ela foi interrogada por uma das crianças “Dona Morte, por que a nossa vovó tem que morrer, se ela é a pessoa que a gente mais ama no mundo?”. Também triste com a situação, a morte – que não tem um coração seco como um pedaço de carvão, mas sim um bem vermelho que bate por ter “um amor imenso pela vida” – resolveu contar uma história para as crianças… A história do encontro dos irmãos Sofrimento e Desconsolo com as irmãs Alegria e Risada. O Sofrimento e a Alegria se apaixonaram, assim como o Desconsolo e a Risada; os casais descobriram que não podiam mais viver um sem o outro. A Morte contou essa história para as crianças e disse que assim também acontecia com a vida e com a morte: “Que valor a gente daria à vida se não existisse a morte? Quem ficaria feliz com o sol, se nunca chovesse? ”. Depois disso, as crianças viram que não deviam tentar impedir a morte. Elas ficaram, sim, muito tristes com a morte da avó, mas não se esqueceram da história que ouviram.

🪿🌷“O PATO, A MORTE E A TULIPA” de Wolf Erlbruch
O pato, a morte e a tulipa” conta a história de um pato que se dá conta de que está sendo acompanhado pela morte – um ser gracioso, ainda que com uma cabeça de caveira, que usa uma bata xadrez e que carrega (em vez de uma foice) uma tulipa. Os dois personagens acabam desenvolvendo uma relação de companheirismo e conversam, inclusive, sobre o que aconteceria após a passagem, sem, contudo, chegar a uma conclusão definitiva. É difícil definir em simples adjetivos o quão extraordinário é este livro, delicado, dolorido, mas também de uma sensibilidade tão palpável que nos traz enorme conforto.

❤️🍶O CORAÇÃO E A GARRAFA de Oliver Jeffers

Era uma vez uma menina cheia de admiração pelo mundo a sua volta. Até que um dia aconteceu algo que a fez guardar seu coração em um lugar seguro, de onde não poderia tirá-lo.... Este livro tem uma abordagem perfeita, ilustrações maravylyndas, é indicado para o público infantil, porém comove profundamente os adultos, é sensível e tocante.

🚲O PASSEIO de Pablo Lugon
O empurrãozinho de um pai faz uma menina superar o medo de andar de bicicleta sem rodinhas, e dá início a um passeio singular. Durante um longo trajeto, a filha revela as sensações e emoções que vive em cada momento na companhia de seu pai, e estas a fazem perceber como de uma hora para outra tudo pode mudar. O companheirismo dos dois é tão lyndo que é impossível segurar as lágrimas, repleto de leveza e sensibilidade e leveza nos demonstra que todos os minutos ao lado de quem amamos devem ser vividos com intensidade sem limites para demonstração do amor.

👗🧸ROUPA DE BRINCAR de Eliandro Rocha
Para a menina, a pessoa mais divertida do mundo era a tia e o melhor lugar para ficar era o guarda-roupa dela, onde passava horas brincando com as roupas diferentes que encontrava. Um dia, ao chegar na casa da tia, percebe tudo mudado: a tia está triste, suas roupas não têm nenhuma graça e seu guarda-roupa está quase vazio. Como fazer para a alegria voltar e com ela as roupas de brincar? Uma obra poética, simples, sutil e marylynda.


💧🪻ÍRIS: UMA DESPEDIDA de Gudrun Mebs

Da noite para o dia, a família de Íris descobre que ela está gravemente doente e precisa ser hospitalizada. Por meio do ponto de vista terno e ingênuo de sua irmã mais nova, que narra os sentimentos que a afligem, compartilhamos os acontecimentos que transformam a rotina familiar, juntamente com o medo, a esperança e a tristeza que os acompanham. Com lirismo e delicadeza, a narrativa apresenta uma temática delicada, especialmente para o universo infantil: a doença progressiva de uma pessoa querida. Esta obra nos apresenta um turbilhão de sentimentos. Este livro é verdadeiro e profundo, é extremamente emocionante e nos toca tão profundamente que é impossível não querer indica-lo a todos os adultos para terem absoluta certeza do quão é perspicaz é uma criança mesmo sendo um serzinho tão inocente.
Neste dia tão repleto de saudades que saibamos elevar os nossos pensamentos e sorrir com as belas lembranças que temos daqueles que amamos e já partiram!!!

Meus abraços fraternos a todos, e inté a próxima!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo