Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Sem Gentileza - Futhi Ntshingila

Hello Pockets, como vão?
Hoje vou falar sobre uma LC que ficará marcada em cada um de nós do @amigosdaleituraoficial, uma obra lynda que fala sobre a luta para a vida e a sobrevida de duas mulheres.
O título é um fragmento do poema Do Not Go Gentle de Dylan Thomas (1914 – 1953) que também é o escritor favorito de Futhi Ntshingila. Tanto o poema quanto o livro falam da resistência contra as probabilidades de morrer, nas palavras da própria Futhi: “este poema se encaixa como uma mão na luva”.

África do Sul, mulheres de diferentes gerações, cada uma delas com sua luta pessoal, este romance dolorido e delicado nos apresenta Mvelo e Zola, mãe e filha que vivem em condições de extrema pobreza. Através delas nos aproximamos de outras mulheres e de uma forma que nos suprime o fôlego conhecemos suas origens, medos, complexidades e a garra necessária para se conviver em um meio excruciante que teima em demonstrar que são pobres, preguiçosas e sem instrução.

A narrativa é dura, direta e ágil e em terceira pessoa e não tenho nem adjetivos o suficiente para elogiar esta verdadeira obra de arte que é este livro.

“Ninguém chegou perto dela. Mesmo na igreja, o medo da feitiçaria era forte. Alguns jogaram o sal que mantinham por perto sobre ela, e outros pronunciaram o nome de Jesus para remover os espíritos malignos que supostamente estavam em Mvelo. 

Ela simplesmente enrolou-se com o cobertor, pegou seu vestido e sua calcinha, e caminhou até a saída, rumo à linda e perfumada noite de Durban. Caminhou em direção ao mar e, quando chegou à praia, sentou-se e escutou as ondas sussurrarem seus segredos a ela”. Super índico esta leitura.

Beijocas e inté a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo