Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Poisoned: a História da Branca de Neve - Jennifer Donnelly

Hello Pockets!!!

Para quem gosta de fantasia e releituras hoje é dia de anotar esta super dica. Branca de Neve é um conto de fadas da tradição oral alemã, posteriormente eternizado pelos irmãos Grimm no livro Kinder-und Hausmärchen, lançado entre 1812 e 1822, além de ser considerado um dos maiores clássicos da Disney (1938). 

Este é um daqueles clássicos que fazem parte do imaginário de todos nós, tendo ou não lido a obra escrita. Porém o que a releitura da autora Jennifer Donnelly Poisoned: a História da Branca de Neve, publicada em 2021 pela Universos dos livros, vem nos apresentar é um novo ponto de vista. 

Será que a preocupação da “rainha má”, era ser a mais bela? 

Esta é a segunda releitura que leio da autora, e ela sempre me conquista por suas reflexões, o que durante muitos anos foi talvez o ponto central das histórias:  rivalidade entre mulheres, mocinha esperando ser salva, fragilidade, em suas releituras estes papéis são questionados e a protagonista é instigada a salvar a si mesma, a não aguardar sonolenta pelo príncipe que a irá salvar, mas a ir atrás dos seus objetivos, da sua coroa.

Ela também não apresenta aquele herói “perfeito sem defeitos”, suas releituras mostram que eles têm fraquezas, ficam mal humorados, falham o que torna, apesar de vários elementos de magia, seus protagonistas mais humanos.

Nesta obra, narrada pela voz do caçador, vamos encontrar Sofia uma jovem criada para ser a rainha, e uma madrasta que devida a sua história pregressa não a julga capaz de ocupar tal posição. Sofia é boa, mas, também é extremamente ingênua. Ela nos lembra muito a Branca de Neve como a conhecemos no filme da Disney, porém a medida em que ela for sendo colocada a prova, e após “perder” seu frágil coração e ganhar um novo, porém defeituoso ela terá de ir atrás de seus objetivos, conhecer seu povo de perto para talvez reconquistar sua coroa.

Uma bela história que mais uma vez mostra que as histórias podem ter mais de uma forma de serem contadas, que exalta a força que há em cada menina, a força que podemos encontrar na família nos amigos e em nós mesmas para superar as dificuldades.

Super recomendo para jovens meninas reconhecerem sua própria força interior.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo