ULTIMAS POSTAGENS

A loja dos sonhos - Jojo Moyes

Oi Pessoal!!

Hoje vamos falar do terceiro livro do nosso “Clube da Jojo”, A loja dos sonhos (The Peacock Emporium), terceiro romance escrito pela autora e publicado recentemente no Brasil. A história que mistura passado e presente irá mostrar como as tramas da vida podem ser traçadas até chegar em nós, em nossas histórias.

Nos não chegamos aqui do nada, para que possamos existir neste planeta muitos acontecimentos, amores, dores, escolhas foram feitos e esta é a trama que vamos ter de desvendar para chegar a Suzana Peacock. Nossa história se inicia mais de 35 anos, onde somos apresentados a três jovens, Vivi, Athene e o idealista Douglas, durante o, que provavelmente foi um dos últimos, bailes de debutante da Inglaterra ele se apaixona por Athene. A jovem é diferente das demais, se destaca por sua ousadia, singularidade, mas também é considerada mimada, imprudente e ousada demais em seus relacionamentos para os padrões da época.

Enquanto isso vemos Vivi ter as esperanças e o coração silenciosamente partidos ao perceber que seu grande amor, Douglas, irá se casar com outra. Avançando no tempo nos deparamos com Suzana Peacock, uma mulher de 34 anos que se sente presa a um casamento tedioso, uma situação financeira desastrosa e vista como a “filha problema”, que sempre quer o que não tem.

Suzana está de volta a sua cidade natal, Dere Hampton, onde resolve que poderá conseguir algum tipo de realização com uma loja, Emporio Peacok, um espaço onde ela poderá ser apenas ela sem a interferência da família e dos amigos. Ela consegue criar um ambiente lindo e mágico e conhece a jovem Jess que se oferece para ajudá-la no empório em troca de um pequeno salário.


Jess é o oposto de Suzana, comunicativa, sempre buscando o melhor do mundo e das pessoas, mas também tem um lado triste, ela vive uma relação abusiva e violenta com o companheiro. O jeito de Jess mudará um pouco a forma como Suzana começa a encarar o mundo.

Apesar de não ser aquele livro com um ritmo acelerado, ele vale a pena, a autora vai narrando os acontecimentos do passado e presente além de ir contando as histórias de vários personagens secundários que vão mostrar que todos somos mais do que apenas a nossa história de vida, que uma pessoa não é só boa ou má. Nossa existência não começa e termina em nós, somos os frutos de várias escolhas feitas por nossos pais, nossos avós, em fim todos estão diretas ou indiretamente ligados. Uma linda trama que fala de traumas, perdão, amizade, perdas, violência doméstica, velhice, responsabilidades, mas acima de tudo de amor.

Eu confesso que algumas partes da história me levaram as lagrimas, autora consegue passar tanto na trama principal como nas secundarias toda a carga emocional que elas carregam e talvez seja este o motivo de eu considerar esta uma das minhas autoras favoritas da vida.

A lição que fica é que não sabemos todo sobre o outro e que muitas vezes sabemos ainda menos de nós mesmos. Eu simplesmente amei o livro!!!

Abraços!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo