Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

Então você quer conversar sobre raça - Ijeoma Oluo

Hello pockets!!!!

Tem livros  que a gente demora a ler. Não porque você acha que não são bons, mas porque você não se sente ainda preparado para ler sobre o assunto. 

"Então você quer conversar sobre raça" nós recebemos da parceria de 2020 que tínhamos, infelizmente não renovada, com o Grupo Editorial Record. Ele foi um dos últimos recebidos nesta parceria e junto com outros dois títulos (Estarão as prisões obsoletas - Angela Davis) e ( Eu não sou uma mulher? - Bell Hooks). Eu não me sentia pronta para ler sobre o tema e por isso demorei um pouco a pegar o livro. Quando as irmãs Pimenta do Clube do livro BH convidaram para para um projeto de leitura em dupla resolvi que meu tema seria autoras negras e me joguei com uma outra leitora neste tema e na leitura.


O livro aborda de forma direta um assunto que nem todos estão dispostos a conversar sobre, RAÇA.
Dividido em dezessete capítulos, a autora introduz e desenvolve o temas como racismo, privilégios, interseccionalidade, ação afirmativa, apropriação cultural, cabelo, raiva, minorias.
Além de explicar, isso mesmo explicar pois muitas vezes o que parece bem óbvio não é, ela propõem ações que podem a ajudar  neste diálogo e na desconstrução deste pensamento racista que vem impregnado em nossa cultura.
"Parecia muito mais importante para ele que os brancos que estavam disseminando  e defendendo o racismo fossem poupados dos efeitos de serem chamados de racista do que poupar sua amiga negra dos efeitos desse mesmo racismo" 
A autora utiliza uma linguagem simples e realista e reforça seus argumentos por meio de dados reais e é claro sua própria vivência.

"racismo é qualquer preconceito contra alguém por causa de sua raça, quando essas visões são reforçadas por sistemas de poder"
Apesar de autora utilizar dados estatísticos dos EUA, na maioria dos casos, não pense que estes dados são muito diferentes em nosso pais. 
"Quem vemos como bem-sucedidos, quem tem acesso ao sucesso, quem vemos como assustadores, quais características valorizamos na sociedade, quem vemos como "inteligentes" e "bonitos" - essas percepções são determinadas por nossa proximidade com os valores culturais da maioria que está no poder, o sistema econômico dos que estão no poder, o sistema educacional dos que estão no poder, os meios de comunicação dos que estão no poder (...) "

Não é uma leitura suave, assim como conversar sobre este tema também não é, mas com certeza se você deseja entender respeitar e mudar, assim como eu, esta é uma leitura necessária.

"Além disso, quanto mais prática você tiver de vincular o racismo individual ao sistema que lhe dá poder, cada vez mais poderá ver todas as maneiras pelas quais pode fazer a diferença"


Este não é o meu lugar de fala, muitos diriam, e eu concordo, este é o meu lugar de aprendizado. Apenas uma resenha seria muito pouco sobre todos os assuntos tratados destas paginas, então eu recomendo fortemente, que seja qual for a sua raça, lei este livro. Esteja disposto a mudar, a aceitar que como pessoa branca você tem muito a aprender sobre raça. Não se sinta ofendido quando disserem que você foi racista, pois se chegaram a dizer você provavelmente foi. Reconheça todos os privilégios que você possuiu e procure se desculpar, fazer, aprender, agir,para tonar o mundo, nossa sociedade um lugar de mais tolerância.

Beijos, até a próxima!!! 





11 comentários:

  1. O livro aborda um tema bastante importante, o livro tem uma escrita envolvente, e é um livro pra se aprender, é um livro necessário pra sabermos mais sobre o assunto, gostei muito da sua indicação do livro, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Um tema delicado, mas que precisa ser debatido, principalmente no Brasil onde o racismo é estrutural e velado. Livros assim são mais difíceis de ler pq mostram como é nossa sociedade, vlw pela indicação. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que dica maravilhosa de livro, um tema que precisa cada vez ser mais debatido e estudado.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jussara, tudo bem?
    Amei o que você falou no final, que não é lugar de fala e sim de aprendizado. Você também disse que precisamos ser uma sociedade com mais tolerância. Eu tive a oportunidade de ver uma palestra no youtube discutindo sobre o racismo, e me marcou uma frase, em que a convidada disse que precisamos nos respeitar e não nos tolerar. Temos muito o que aprender. Ótima dica de livro.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jussara,
    O livro traz um assunto muito importante que, como você citou, nem todo mundo está disposto a falar. Que bom que a leitura oferece ao leitor a oportunidade de aprender mais sobre o racismo. Indicação anotada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Que leitura interessante, especialmente nesse momento em que estamos vivendo. Precisamos de leituras pertinentes sobre o racismo. Amei a dica!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Concordo com você, acredito que as vezes não é o livro que seja ruim, mas sim que ainda não chegou o momento para ler. Tenho alguns na estante que faz bastante tempo que comprei ou ganhei mas que ficaram parados. Aí um dia começo a ler e me surpreendo e acaba se tornando uma das leituras mais marcantes que já tive. Acredito também que depende do gênero do livro, alguns são mais profundos e precisamos refletir sobre tudo o que o autor quis transmitir. Concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Mas nem tudo envolve racismo, as pessoas exageram, e qualquer coisa diz que sofrem de racismo. Quanto ao livro, é um tema para que as pessoas tenham mais conscientização sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  9. Olá Jussara, tudo bem?

    Estou na busca incessante por aprendizado, principalmente quando o assunto envolve raças e o racismo. Também não é meu lugar de fala, mas creio que deveríamos sempre ler obras com a temática para nos mantermos informados e entender, nem que seja um pouco, da situação, que ainda é tão triste, infelizmente. Acabei de anotar a dica aqui e espero me aventurar por ela em breve. Muito obtigada por essa indicação e por suas palavras, que foram muito sábias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. olá, bem, infelizmente ainda precisamos de leituras sobre o racismo, que é um tema que tem de vir a tona frequentemente pois cada vez mais há gestos, palavras que tornam uma sociedade racista.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma leitura interessante, realmente esse tipo de assunto é muito importante, quando mais aprendemos mais deixamos de lado todos os preconceitos, gostei do livro, talvez compre para saber mais ...

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo