Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

A PEQUENA LIVRARIA DOS SONHOS - JENNY COLGAN

"É por isso que tudo que espalha livros, que ajuda a disseminar os livros, é algo que eu considero bom. Um bom remédio, não ruim." (pág. 113)

Olá Pockets!!!
Hoje venho trazer a resenha do livro ganhador da leitura coletiva do Sociedade Literária, foi uma batalha acirrada, mas A pequena Livraria do Sonhos ganhou, e acabou sendo uma leitura maravilhosa.
Agradou os leitores do grupo, e gerou um debate bem legal sobre os temas abordados pela autora, que escreve de uma maneira leve, divertida e fluida. Além disso, o livro é uma declaração de amor a nós leitores, é o livro que nos entende, todos os nossos anseios de leitores. 
"-Eu quero saber. Tem filme?
-Tem, sim. Mas é muito ruim.
- Por que é muito ruim?
-Na verdade, a culpa nem é do filme - explicou Nina. - Mas quando a gente assisti a um filme, sente que está vendo o que acontece. Sabe como é?
Ben assentiu.
-Isso é uma coisa. Mas ao ler um livro, a gente sente que está vivendo dentro dele." (pág. 184)




Título: A Pequena Livraria dos Sonhos
Autora: Jenny Colgan Autora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Ano: 2019
Nº de Páginas: 304
Classificação: 4


Sinopse:Um romance sobre importância da leitura e da literatura para diversos tipos de pessoa. "Nina é uma leitora voraz que sonha em ter a própria lojinha de livros. Só que a vida real é um pouco mais complicada que as histórias que ela ama ler, o que ela descobre quando se muda para as lindas Terras Altas da Escócia para transformar seus sonhos em realidade. Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz. (Skoob)

RESENHA: A história nos apresenta Nina Redmond, uma bibliotecária de 29 anos, que vive para os livros, e que acaba vivendo mais no mundo da literatura do que na vida real, mas com a crescente falência e fechamento das bibliotecas públicas Nina se vem numa situação difícil, pois se recusa a aprender novas tecnologias e mídias, e só quer continuar com a mesma rotina de sempre.

Nina tem a opção de se cadastrar a uma vaga para "novas bibliotecas", ou perder o emprego e não saber o que fazer. Mas é nessa atual situação, que ao participar de um workshop Nina tem um insight, e percebe o que ela quer realmente e sempre sonhou na vida, que é ter uma livraria sua, mesmo pequena. E no início do sonho os amigos todos apoiam, mas pensam que Nina não terá coragem de seguir em frente.

"Porque a vida é assim, não é mesmo? Se pensarmos em cada pormenor que pode influenciar nosso caminho de mil maneiras, umas boas e outras ruins, nunca faremos mais nada." (pá. 36)

Nina embarca para a Escócia atrás de comprar uma Van para torná-la sua biblioteca itinerante, chegando lá se encanta pela cidade, mas acaba se decepcionando porque o dono não quer mais vender a van para ela, por ser mulher e "pequena". Nina se vê frustada, e já pensa em desistir do seu sonho. Ao voltar a sua cidade, faz uma entrevista que é um fiasco, e seu "amigo" Griffin ainda tem coragem de pedir ajuda para seu currículo. 

E nessa espera da resposta da entrevista, Nina recebe uma ligação de Asladair (dono do pub onde ela ficou na Escócia) querendo ajuda-la a comprar a van, Nina diz que vai pensar, mas ao olhar a alegria de Griffin por conseguir a vaga, ela muda de ideia e aceita a ajuda dele.

Nina compra a Van, vai buscar na Escócia e é quando descobre que a prefeitura não autorizou ela estacionar a van na cidade, e para piorá Nina quase é atropelada com van e tudo pelo trem. E nessa ela conhece Jim e Marek. Marek é bonito, simpático e gentil, e acaba mexendo com Nina, e a ajudando com os livros, quando Nina enfim decidi ir morar na Escócia.

“Quando ficava triste, os livros eram seu consolo; quando se sentia só, eram eles seus amigos. Eram eles que cuidavam do seu coração partido e a encorajavam a manter a esperança quando estava na pior.” (pág. 48)


Nina vai para Kirrinfief com sua van, e seu sonho de montar a biblioteca. Ela aluga o celeiro de Lennox, que desde o início tem discussões acaloradas. Nina aos poucos vai descobrindo a cidade, e com a ajuda de sua amiga Surinder que está de férias, monta a van livraria que vira um sucesso na cidade, e pela primeira vez está vivendo de verdade.

Nina faz amizades com os "velhinhos" do pub, com Aisnlee que acaba sendo sua auxiliar e Ben irmão de 8 anos de Aisnlee, que é difícil e não gosta de ler. Nina vai viver diversas aventuras, fazer amizades, descobrir seu potencial e viver como nunca, e no decorrer da histórias vamos tendo as mesmas experiências que Nina, e queríamos está lá com ela. 


Outros Quotes: 

"Sou adepta da antiquada convicção de que ler é um prazer que deve ser preservado a todo momento." (pág. 7)
"Ele tinha uma barba comprida e desgrenhada, e um hábito de menosprezar as pessoas que não liam os livros de que ele gostava." (pág. 17)

"Eu sei, mas é que essa é uma primeira edição em capa dura. Olha só como é linda!". (pág. 19)


"Se você não era uma pessoa extrovertida, se não passava o tempo inteiro se colocando sob os holofotes, postando selfies, exigindo atenção, falando sem parar...bem, então as pessoas simplesmente não viam você. E aí você era negligenciada." (pág. 23) 
"Queria ser durona como Katniss Everdeen, inflexível como Elizabeth Bennet, corajosa como Hermione." (pág. 51)

"Ajudar as pessoas a encontrar aquele livro que mudaria vida delas, ou que as faria se apaixonar, ou superar uma decepção amorosa." (pág. 53)

“- O importante é fazer alguma coisa. Se cometer um erro, é só consertar. Mas se você não fizer nada, nunca terá nada para consertar. E a sua vida pode acabar virando um arrependimento sem fim.” (pág. 48)


Abaixo a lista dos livros lidos ou sugeridos pela Nina na história, infelizmente nem todos existem, ( @suesouza89 + @dallasstefania ):
1.Orgulho e Preconceito – Jane Austen 
2. 50 tons de Cinza – E. L James 
3. Os Pioneiros - John Jakes
4. O Morro dos ventos uivantes – Emily Brontë
5. A indomável Sofia - Georgette Heyer
6.As crônicas de Nárnia – C. S. Lewis
7. Alice no País das Maravilhas - Charles Lutwidge Dodgson
8. Um rapaz adequado V.1 – Vikram Seth
9. Os Cinco / Os mistérios de Patrícia/ Os Sete/ As Gémeas/ Noddy / O Colégio das Quatro Torres/ Colecção O Mistério/ A Rapariga Rebelde de Enid Blyton
10.The Gremlins/ James e o Pêssego Gigante / Charlie a fábrica de chocolates / O dedo mágico de Roald Dahl - 
11. Quarenta Dias Sem Sombra - Um Thriller No Ártico- Olivier Truc 
12.Lark Rise to Candleford - Keith Dewhurst e Flora Thompson 
13. Outlander - Diana Gabaldon
14.Harry Potter – J.k Rowling
15.Jogos Vorazes - Suzanne Collins
16.Moll Flanders - Daniel Defoe
17. O capital – Karl Marx
18.No Reino do gelo – Hampton Sides (acho que é só fez um resumo do livro. rsrsr)
19. Nancy Drew (Série)- Carolyn Keene
20.Noite nas trincheiras - 1984 / Revolução dos bichos - George Orwell
21. Heidi, a Menina dos Alpes V.1 e 2 – Johanna Spyri
22. Fair stood the wind for france – H. E. Bates
23.Não me Morda( título não existente) 
24. The Grit in the Pearl: The Scandalous Life of Margaret, Duchess of Argyll - Lyndsy Spence (Nome do trem que Jim e Marek conduziam)
25. Fair Stood the Wind for France - H E Bates (Autor)
26. Great Historical Romances : The Talisman Ring / The Gambling Man / The King's Pleasure - Georgette Heyer and Catherine Cookson anda Norah Lofts 
27. Silentium! -Fiodor Ivanovich Tiutchev e Eduardo Alonso Luengo
28.Os Meninos E O Trem De Ferro - Nesbit Edith
29. I Am David - Anne Holm
30. Wilson – Daniel Clowes
31. Amantes infiéis / o vôo da borboleta / o solar merravay / Charlotte – Norah Lofts
32. Os Bálcãs História e crise – Jayme Brener
33. All Adults Here: a nove / Os veranistas / Amantes modernos – Emma Straub
34. São Swithun – (Não existente)
-35.Os meninos e o trem de ferro / O castelo encantado / cinco crianças e um segredo – Edith Nsbit
36. Ghost World / Paciência - Daniel Clowes
37.Frank Darabont - Cineasta
38.Minha luta - Mein Kampf
39.Receitas do Vilarejo (Não encontrei)*
40.Entre telhados: As três crianças e Roberto Carta, O pombo de cartola e Emoldurados pela abóbada da Catedral de St. Paul ( Não existe, história vividas pela autora, os personagens são seus três filhos)
-Rata de Rua ( Não encontrei)*
41.Apocalipse Zumbi - Samuel Numa Jr
42. O livro dos Furiosos (Não encontrei)
43. O Demolidor - Frank Miller 
44.First term at Malory Towers - Blyton Enid
45. Coração de vidro ( Não encontrei)
46.Sherlock Holmes
47. As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain
48. Andorinhas e Amazonas   ( Não encontrei)*
49. Minha vida de Austronauta (Não encontrei)*
50.Como abandonar a docência ( Não encontrei)*
51. Vamos caçar urso (Não encontrei)*
52.Onde vive os monstros - Maurice Sendak
53. All Creatures Great and Small - James Harriot
54. Fogo: diários não expurgados de Anaïs Nin 1934-1937 - Anaïs Nin

Super recomendo a leitura, pois esse é aquele livro que você ler em um dia, que aquece seu coração, e claro quer visitar as Terras Atlas da Escócia, Nina trás ensinamentos importantes nesse momento de incertezas da pandemia, que os sonhos muitas vezes é difícil de realizar, mas não impossível se você tiver planejamento e força de vontade. Que amar ler e vivenciar as histórias é maravilhoso, mas não podemos esquecer da vida real.

Beijos até mais..

Um comentário:

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo