Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

THE STRANGER SERIE X NÃO FALE COM ESTRANHOS LIVRO

Oi Pockets!!
Hoje é dia de resenha da nossa leitura coletiva de março, o livro "Não fale com estranhos - Harlan Coben".
Como este livro foi recentemente adaptado pela Netflix vamos aproveitar para fazer uma comparação entre o livro e a série.



Titulo: Não fale com estranhos
Titulo Original: The stranger
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Nº de páginas: 304

SinopseO estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis. Adam levava uma vida dos sonhos ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira? Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos. Intrigante e perturbador, Não Fale Com Estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras. (Skoob)

Foto Autoral
Resenha: Adam e Corine Price construíram uma "vida dos sonhos". Ele, um advogado com uma carreira brilhante, ela uma mãe e professora exemplar. O casal tem dois filhos, Ryan e Thomas,  e moram no subúrbio endinheirado de Nova Jersey. Mas esta vida perfeita está perto de ser questionada, quando Adam é abordado por um estranho que revela um segredo sobre sua esposa Corine.
Este é o ponto principal da história, entender como um segredo pode mudar e impactar a vida das pessoas. Tanto na série como no livro toda a trama se inicia no segredo de Corine, que fingiu uma gravidez para o marido dois anos atrás. Quando este segredo é revelado ao marido ele a confronta pela verdade e motivações mas antes de obter uma resposta da esposa ela desaparece e outros segredos envolvendo a esposa começam a aparecer.
Muito pontos desta vida perfeita acabam sendo questionados, Adam por exemplo começa a se questionar até que ponto ele realmente conhece a esposa, os vizinhos e algumas vezes até mesmo os filhos. Em algumas partes da história temos duas impressões sobre o Adam a) ele é um cara totalmente apático que deixou todas as decisões sobre a vida e a família a cargo da esposa ou b) ele foi manipulado pela esposa Corine para que ela pudesse viver a vida perfeita que sempre sonhou. 


Foto Autoral

No livro vamos acompanhando todo os passos de Adam para descobrir a verdade sobre as mentiras contadas pela esposa. Vemos também a atuação dos "reveladores de segredos", e as consequências destas revelações na vida de varias pessoas.Vemos também como a comunidade em que o casal principal vive não é tão perfeita quanta parece, percebemos que o comportamento de muitos dos vizinhos e amigos é mais uma fachada para manter as aparências as pequenas manipulações que existem para que alguns sejam beneficiados.

Titulo Original: The Stranger
Duração: 363 minutos
Ano: 2019 
Estréia: 30 de Janeiro 2020
Distribuidora: Netflix
Direção: Danny Brocklehurst, Hallan Coben
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama, Mistério

Para quem viu a série, seja antes ou depois de ler o livro, vemos algumas diferenças bem marcantes, além da trama envolvendo Corine, a série também desenrola uma trama paralela envolvendo o filho mais velho do casal, Thomas, seus amigos e namorada da escola e um jovem encontrado nú e praticamente morto em uma floresta.


Foto Autoral
Percebi também que a série, diferente do livro, consegue dar desfechos mais conclusivos para vários personagens, como por exemplo coronel aposentado Michael Rinsky e sua esposa Eunice. para a personagem Kimberly. Outro ponto bem diferente entre livro e série são as motivações para se revelar os segredos, no livro o estranho vê nisso quase uma forma de libertar as pessoas e usa esta motivação como justificativa, a série acabou mesclando duas histórias e dois personagens para criar uma única trama que serve como motivação e também vingança do personagem. 
Apesar destas mudanças, que muitas vezes são utilizadas na série para desviar a atenção do expectador, a série se mantem razoavelmente parecida com a trama do livro e por outro lado acaba guardando alguns pontos que deixam a experiência de leitura interessante mesmo para quem já tenha visto a série.

Apesar de não ter merecido minha  estrelas, gostei da história. Alguns pontos relativos a segurança e forma como o Adam descobre quem são os estranhos oram apontados como falhas da trama, mas para mim o desfecho deixa implícito que está falha é proposital por parte do autor.

Agora me conta aí, já viu a série?
Quais livros deste autor você já leu?

Vamos conversar aqui nos comentários
Beijos até a próxima.

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso Jussara, eu gostei do livro mas o autor poderia ter feito melhor no andamento da narrativa...beijão!!!

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo