Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

DESAFIO LITERÁRIO - MARÇO

Oi Pockets!
Tudo bem com vocês? Eu espero que estejam todos maravilhosamente bem.


Como já devem estar acostumados, todo início de mês temos o desafio mensal. Eu escolhi um da minha lista de próximas leituras e dois da minha lista de releituras para resenhas. Temos as leituras dos nossos projetos, a leitura do projeto Leia Mulheres aqui da minha cidade e também um projeto pessoal meu.


1- Livro: título com a inicial E
https://amzn.to/2T791ZB
O escolhido foi Eu, Tituba Bruxa Negra de Salém da escritora francesa Maryse Condé (Guadalupe, 11 de fevereiro de 1937).
Nesse livro vamos conhecer "Tituba, mulher negra, nascida em Barbados, no século XVII, renasce, três séculos depois. Torna-se outra vez real, pelas mãos da premiada escritora Maryse Condé, vencedora do New Academy Prize 2018 (Prêmio Nobel Alternativo). No início do livro, Maryse Condé anota: “Tituba e eu vivemos uma estreita intimidade durante um ano. Foi no correr de nossas intermináveis conversas que ela me disse essas coisas que ainda não havia confiado a ninguém.” Da mesma forma, quem lê Tituba poderá ouvi-la falar, do invisível, desestabilizando estruturas cristalizadas, mediando novas concepções de identidades e culturas e protegendo as pessoas insurgentes.
Foto retirada do Google Imagens
Aqui, essa personagem fascinante, é retirada do silêncio a que a historiografia lhe destinou. Filha de uma mulher negra escravizada, viveu cedo o terror de ver a mãe assassinada por se defender do estupro de um homem branco e de saber que o pai se matou por causa do mesmo homem branco. Cresceu sob os cuidados de uma mulher que tinha o poder da cura e que a iniciou nos mistérios. Adulta, apaixonou-se por John Indien e abdicou, por ele, da própria liberdade. Uma das primeiras mulheres julgadas por praticar bruxaria nos tribunais de Salem, em 1692, Tituba fora escravizada e levada para a Nova Inglaterra pelo pastor Samuel Parris, que a denunciou. Mesmo protegida pelos espíritos, não pôde escapar das mentiras e acusações da histeria puritana daquela época."

2- Livro: autor com a inicial F
https://www.facebook.com/fredericoelbonioficial/
Tem um autor que eu amo de paixão que começa com a letra F, esse é o Fred Elboni, entre tantas outras coisas ele também é YouTuber e criador do blog EoH (Entenda os Homens).
"Frederico Stewers Elboni nasceu em 1991, em São Paulo, capital. Formado em Publicidade e Propaganda, é escritor, roteirista, palestrante e várias outras coisas que envolvem pessoas, viagens e um pouco de comida. Tem seis livros publicados - que já venderam mais de 300 mil exemplares -, foi roteirista do programa Amor & Sexo, da TV Globo, e é autor da peça E aí, sumida?, em que discute de maneira bem-humorada os desafios das relações amorosas.
Em todas as redes sociais em que é ativo, gosta de mostrar como tudo pode ser simples e mais leve. Quando está escrevendo, conversando com as pessoas na rua ou simplesmente vivento, tenta, sempre que possível , lembrar que o segredo da vida está na busca pelo meio-termo. E, sim, escreve seu perfil em terceira pessoa porque acha que dessa maneira passa mais credibilidade."
Eu coloquei o último livro lançado do Fred nessa lista, mas como vou explicar mais pra frente, estou em um projeto pessoal, Relendo Fred Elboni.

https://amzn.to/2SQtsLD
Coragem é agir com o coração
"Como abraçar a vulnerabilidade e ter relações mais honestas e verdadeiras (inclusive com você mesmo).
COR (coração) + AGEM(do verbo agir) = CORAGEM (agir com o coração)
Coragem não tem nada a ver com pular de paraquedas, falar em público ou enfrentar um adversário poderoso.
Experimentamos a verdadeira coragem quando revelamos o que está dentro de nós e expressamos nossos sentimentos e desejos mais profundos: quando convidamos uma pessoa para sair, dividimos o que sentimos, escolhemos um caminho profissional, defendemos uma causa.
A coragem nos abre para o que realmente importa na vida: conexões baseadas na verdade e no amor.
Mas como ser verdadeiro e vulnerável nesse mundo de perfeccionismo, cobranças e comparações constantes?
Este é o tema deste livro."

3- Livro com personagem feminina forte (08 de março - Dia Internacional da Mulher)
https://amzn.to/2wGcIxZ
O terceiro e último livro do desafio é Persépolis, a história da autora iraniana Marjane Satrapi contada em quadrinhos.
Foto retirada do
Google Imagens
"Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar."


4- Nossas leituras coletivas <3
Além do desafio mensal, todos os meses temos leituras coletivas em nossos grupos:

* No grupo Sociedade Literária CP o livro ainda será escolhido por votação, o tema de março é suspense.

** No Ághata Christie as meninas vão ler o livro O cão da morte, apesar de eu não estar lendo com as meninas, acho o projeto muito bacana, por isso quero indicar. Fora que tenho certeza vão ter muitas resenhas para o quadro Pocket Literária Investiga.

Ainda participo aqui na minha cidade do Projeto Leia Mulheres Bauru-SP, o livro do mês de março é o maravilhoso "O Extraordinário" da R.J. Palacio.

E estou em mais duas leituras coletivas dos livros Paraísos Selvagens da Camila Dornas e do livro Meu ponto de luz da Jéssica Anitelli.

5- Projeto Relendo Fred Elboni <3
Esse é um projeto pessoal meu, que amo demais o Fred e estou relendo todos os livros, mesmo os que tem segunda edição. Em fevereiro li 3 livros (edições) e pretendo terminar de ler todos agora em março.

2 comentários:

  1. Olá Kim, tudo bem?
    Super amei sua TBR, eu tenho vontade de ler algo do Elboni, mas até o momento não consegui. Vou tentar encaixar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sue! <3
      Eu amo todos, mas como você gosta de romances vai gostar do Notas de Liberdade.

      Excluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo