ULTIMAS POSTAGENS

DICA DE LEITURA - CLUBE DO LIVRO RN


Oi gente, sabe o que vim fazer hoje?
Apresentar a vocês o clube do livro de Ribeirão das Neves - MG.
Pois é nos temos um clube do livro sim!!!!
A história do clube do livro de Ribeirão das Neves começou meio que inspirado na série LOST.

"O clube do livro e um enconto informal de membros dos outros que se encontram periodicamente para discutir um livro escolhido pelo anfitrião do encontro." (Lostpedia)

A ideia e fazer da leitura um hábito, assim como comer ou respirar.
E para que a gente possa sair da zona de conforto, conhecer novas histórias, autores, ideias. Tentaremos fazer mensalmente um encontro. Para bater papo sobre o que estamos lendo e conhecer os livros que os outros membros estão lendo.
Na nossa ultima reunião o grupo levou seus livros para que pudéssemos falar um pouquinho deles, e eu resolvi que seria muito legal compartilhar com vocês quais foram os livros.
Porque foi só tiro!!!!
Confere ai as dicas.


O Brasil tem cura
O Brasil tem cura faz uma radiografia, sem mascaras, da nossa pátria. Em busca de soluções, põe sob os holofotes as principais mazelas que assolam o país. Partindo de uma análise historica, Rachel Sheherazade identifica alguns dos problemas que adoecem o Brasil e propõe caminhos para saná-los.A obra se guia pelo pressuposto de que o país só será passado a limpo se cada brasileiro fizer a sua parte e passar a agir com integridade inegociável, ensinando essa postura às futuras gerações.
O Brasil tem cura é uma reflexão criativa e pessoal sobre a conjuntura complexa que vive o nosso país. Rachel traça um panorama do Brasil, dos seus dilemas — alguns históricos — e, ao mesmo tempo, descreve a sua trajetória como jornalista. Como de hábito, não tem “papas na língua”, não se esconde, não tem medo. Tenho certeza de que o leitor vai gostar deste livro corajoso e propositivo. (Skoob)

- Esta proposta de leitura foi apresentada pelo Fernando que também é colaborador aqui no blog. O livro trás varias propostas para problemas presentes no país atualmente, e apesar de sabermos que a cura não é milagrosa a ideia e deixar a mente aberta para as possibilidades de solução. Para quem curte um livro com uma pegada mais política.

A Guerra Não Declarada Na Visão De Um Favelado

O princípio fundamental da estratégia de guerra daqueles que combatem pequenos seres indefesos e inocentes, é assegurar, por todos os meios necessários, a involução acadêmica das crianças das favelas. O dogma dos ricos é: os meninos dos morros, becos e vielas, podem até passar de ano, mas não aprender conteúdos transformadores e preparatórios para supostas vitórias no mundo frio dos cifrões. (Skoob)

- O Gustavo é membro fundador do clube do livro de Ribeirão das Neves. Ele trouxe uma leitura bem forte, o livro trás um relato forte e envolvente de uma realidade difícil, a vida nas periferias do pais. Uma guerra cotidiana sem trégua e que faz muitas vitimas. Leitura para te fazer refletir. 

Clara dos anjos

"Em Clara dos Anjos relata-se a estória de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua.
É uma estória onde se tenta pintar em cores asperas o drama de tantas outras raparigas da mesma cor e do mesmo ambiente. O romancista procurou fazer de sua personagem uma figura apagada, de natureza "amorfa e pastosa", como se nela quisesse resumir a fatalidade que persegue tantas criaturas de sua casta: "Apriori", diz "estão condenadas, e tudo e todos paecem condenar os seus esforços e dos seus para elevar a sua condição moral e social." É claro que os traços singulares, capazes de formar um verdadeiro "caráter" romanesco, dando-lhe relevo próprio e nitidez hão de esbater-se aqui para mehor ajustarem à regra genérica. E Clara dos Anjos torna-se, assim, menos uma personagem do que um argumento vivo e um elemento para a denúncia.(Skoob)

- A proposta do Cleber, que também participava pela primeira vez da reunião, foi trazer um clássico da literatura nacional. Lima Barreto utiliza de uma narrativa objetiva  e incorpora linguajem do texto jornalístico para fazer uma denúncia ao preconceito racial e social. E apesar de ter sido publicado em 1948 ainda traz muitas reflexões atuais. (Que país e esse?).

O Verão em Que Tudo Mudou


A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas. (Skoob)

-Para suavizar eu propôs o livro de contos O verão em que tudo mudou, um livro com uma diagramação linda que faz parte das minhas leituras do desafio de Janeiro .
Três contos de três autores nacionais contemporâneos. Uma escrita jovem e cheia de identidade que vale a pena conferir.

Pensa que acabou? Acabou não!!!!

A Evolução de Mara Dyer

As misteriosas e perigosas habilidades de Mara continuam a evoluir. Ela sabe que não está louca e agora precisa se prender desesperadamente à sanidade. Mara sabe que é tudo real: pode matar com um simples pensamento, assim como Noah pode curar com apenas um toque e que Jude, o ex-namorado morto por ela, está realmente de volta. Mas para descobrir suas intenções, deve evitar uma internação em um hospital psiquiátrico. Confusa com as paredes se fechando e ruindo ao seu redor, ela deve aprender a usar seu poder. (Skoob)


- A Rita que é blogueira no DNA Literario trouxe este livro incrível que fez parte da sua Jornada MLV. E se você ficou curioso para saber quais foram os outros livros que ela leu nesta jornada literária e só conferir lá no blog delas (Carla e Rita).

E ai gostou?
Eu adorei participar e já estou aguardado a próxima reunião.
E tem mais todos os que comentarem neste post vai concorrer ao sorteio deste kit, fofinho, de marcador e chaveiro. Que foi o kit que levei na ultima reunião.



Quer concorrer é só comentar. Que você já vai participar.

Beijos...











Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo