ULTIMAS POSTAGENS

LEITURAS INFANTIS DE SETEMBRO



Hoje é dia de compartilhar leitura com os pequenos, e durante todo o mês de outubro teremos postagens especiais para eles por aqui.
Se você assim como eu sempre fica na duvida de o que ler para o seu filho, fique tranquilo você não é o unico.
Eu sempre gostei de ler e incentivar meus filhos a ler ( tenho dois lindo filhos uma menina de 10 e um menino de 7) mas a duvida sempre foi: Como escolho boas leituras para eles?

Pesquisando por ai e a partir da minha própria experiência selecionei algumas dicas para te ajudar na escolha dos livros, então vamos as dicas:

1 - Conhecer o gosto da criança: Isso pode ajudar muito no envolvimento da criança com o que esta sendo lido. Se ela gosta do tema já terá grande chance de a criança se envolver com a historia. Minha filha por exemplo gosta de revistas em quadrinhos, princesas, fantasias. Meu filho de personagens de heróis e games.

2 - Indicativo da Idade: Muitas editoras informam na capa dos livros para que idade ou serie o livro é indicado. Esta informação te auxiliará escolher temas adequados a cada idade. Com mais ou menos textos, com a linguajem adequada e de fácil compreensão para cada criança.

3 - Livos da sua época: Sabe aquele livro que você leu e amou na sua infância? Pois ele também pode ser um livro inesquecível para seus filhos. Resgate as historias da sua infância compartilhe com eles como se sentiu ao ler aquela historia. 

4 - Busque opinião: Muitos pais como você já leram muitas obras para os filhos. Converse com eles, com os professores, com os amigos, com a bibliotecária da escola em que estudam e saibam o que é legal para ler.

5 - Paginas: O tipo do material em que as obras foram impressas também é algo importante a se avaliar. Se as crianças são pequenas o ideal são livros com paginas mas grossas que não rasguem com facilidade. Há também os livros que podem ser levados para a hora do banho, podendo inclusive ser molhados. Para crianças maiores muitas cores, para despertar o imaginário.

6 - Ilustração:  Fique atento as imagens que o livro possui, pois em livros infantis a historia não é contada apenas pelo texto, mas principalmente pela ilustração . A criança sera capaz de entender e imaginar, muito além do que esta escrito, apenas olhando as imagens.

7 - Leia antes:  Você é o melhor avaliador do livro. Então leia-o antes de iniciar a leitura ou oferece-lo ao seu filho. Verifique os valores que são apresentados, se condizem com os seus valores familiares, qual a mensagem a historia planeja passar. Se não gostar mesmo que seja muito bem recomendado recuse-o.

8 - Imaginação:  Se a criança ainda não é capaz de realizar sozinha a leitura e for você a ler a historia, abra a sua imaginação. Crie sons, faça vozes diferentes para cada personagens, introduza musicas. Ao final sempre pergunte a opinião deles. Afinal, o livro tem de agrada-los, peça para que façam desenhos ou que falem qual aparte mais gostaram, isto vale para os livros que eles mesmo forem ler também.

9 - Bibliotecas e Livrarias:  É preciso aprender desde cedo. Leve seu filho a livrarias, bibliotecas, contação de historias. Deixe que ele toque, cheire se envolva com o livro e o seu universo, desta forma a leitura será algo prazeroso.

LEITURAS DE SETEMBRO:



Resenha: Gatinho Levado! - Lili queria um cachorrinho... mas ganhou um gatinho. Mas não é que o gatinho era fofo e quase não dava trabalho!
Porem quando Lili sai da cozinha e deixa o gatinho sozinhos por alguns instante... quando volta ela não acredita na bagunça que o gatinho conseguiu criar.
Sera que foi mesmo o gatinho?



O livro é escrito e ilustrado por Adam Stower que é bem conhecido por suas obras de capa forte e encantadoras ilustrações, como as deste livro que são lindas.
A tradução do livro foi feita pela tradutora Gilda de Aquino, que já trabalhou na tradução de varias outras obras estrangeiras.


Resenha: O sapateiro e os Anõezinhos - Um sapateiro que não mais fazia sucesso com seus sapatos resolve utilizar seu ultimo pedaço de couro para fazer um ultimo par de sapatos. Ele prepara o couro corta e deixa as peças para realizar a costura o dia seguinte. Porém quando acorda os sapatos já haviam sido costurados e estavam tão lindos que foram vendidos rapidamente. Portanto o sapateiro pode comprar mais couro. Novamente o preparou e os encontrou ja costurados na manhã seguinte.
Quem estará terminando os sapatos?



Esta obra é uma releitura feita pela autora Bia Bedran de uma historia criada pelos irmãos Grimm e ilustrada pela Thais Linhares.
Uma historia linda cheia de fantasia, sonho, esperança e amizade.

Estas foram as minhas dicas de leitura, as que fiz com meus filhos no mês de setembro.
Sigam o blog que em breve teremos muitas outras aqui e em blogs parceiros (Livros da Nane, BiblioLeitora) e nos ig Literario Fortalbooks para comemorar o mês das crianças. 
Beijos...
Espero vocês por aqui!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo