Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

RESPOSTAS DE UM ASTROFÍSICO - NEIL DE GRASSE TYSON

Oi Pockets,

Tudo bem com vocês?? então, a resenha da vez, é de um livro que considero essencial pra quem gosta de uma boa leitura sobre conhecimento de mundo, da ciência e por que não, da vida!! é o que Neil Degrasse Tyson nos brinda com esse lançamento que reúne toda sua experiência e sabedoria acerca do universo e de nós mesmos!!!


Título: Respostas de um Astrofísico
Autora: Neil deGrasse Tyson
Editora: Record
Páginas: 272
Classificação: 5,0
Sinopse: Dezenas de dúvidas sobre as questões que mais intrigam, fascinam ou afligem o ser humano são esclarecidas pelo cientista mais popular do mundo.
Além de uma carta escrita por Neil deGrasse Tyson especificamente para a edição brasileira de Respostas de um astrofísico, este livro inspirador reúne em um só volume perguntas feitas ao autor sobre assuntos importantíssimos e que despertam a curiosidade de todas as pessoas: a origem do universo, o fim do mundo, vida, morte, vida após a morte, astronomia, alienígenas, teorias da conspiração, terrorismo, racismo, religião, fé, filosofia, cultura, educação, política, ciências, pseudociências e muito mais.

Cientista influente e aclamado em todo o mundo, Neil deGrasse Tyson é diretor do Planetário Hayden, no Museu Americano de História Natural, em Nova York, além de apresentador da série de TV Cosmos, da NatGeo, e do programa StarTalk Radio. Numa vida dedicada a desvendar e explicar os mistérios do universo, ele atraiu, no decorrer de sua carreira, uma das maiores comunidades on-line do planeta com suas fascinantes ideias amplamente acessíveis sobre ciência e sobre o nosso universo.

Por causa disso, todo ano, Neil deGrasse Tyson recebe milhares de e-mails e cartas. Algumas mensagens buscam conselhos, outras, inspiração; algumas são movidas por angústia, outras, por deslumbramento. Mas todas, sem exceção, estão à procura de entendimentos, significados e verdades.

Em Respostas de um astrofísico, Neil deGrasse Tyson se baseia em perspectivas cósmicas para abordar uma vasta gama de questões. Suas respostas diretas, esclarecedoras e, às vezes, irônicas refletem sua popularidade e posição de destaque como educador e divulgador da ciência. Neste livro maravilhoso, ele compartilha suas emoções, dúvidas e esperanças, enquanto responde à pergunta que está por trás de todas as outras: qual é o nosso lugar no universo?

Para leitores de Breves respostas para grandes questões, de Stephen Hawking, de Astrofísica para apressados, de Neil deGrasse Tyson, e de Origens, de Neil deGrasse Tyson com Donald Goldsmith. (Skoob)


"O bom da ciência é que ela é verdade, acredite você ou não"
Respostas de um astrofísico é um livro encantador na mesma medida que é provocador, Neil DeGrasse Tyson, um dos maiores nomes da astronomia da atualidade, com sua personalidade única, e seu modo de escrever de forma tão simples e objetivo, faz adentrarmos de vez no mundo da ciência, abordando temas relevantes e sempre atuais que vão desde a própria astronomia e desenvolvimento das leis da física, até crenças religiosas (como cientista da religião, adorei a visão dele, principalmente por defender o verdadeiro ensino religioso nas escolas, mesmo não sendo da área, ele tem total domínio e clareza sobre a questão), paternidade, teorias da conspiração e até um relato cru e impactante sobre o ataque às torres gêmeas em 2001 o qual Neil presenciou de sua sala a 4 quadras do desastre. 

O livro é construído a partir da organização das cartas que Neil recebeu durante sua carreira como Diretor do Planetário Hayden no Museu de História Natural o que faz do livro ser bem pessoal, pois os vários questionamentos ali descritos podem ter passado pelas nossas mentes em algum momento. As cartas foram distribuídas em 4 temas gerais: 
Éthos, que aborda sobre questões culturais em geral, reflexões acerca da nossa percepção de mundo e formas de pensar. 
Cosmos, que trata de forma bem esclarecedora sobre como o universo funciona e como as pessoas em suas limitações, seja pela influencia de crenças religiosas, seja por falta de letramento científico, Neil é bem cirúrgico nesse quesito, e em suas respostas detalha com precisão os problemas que surgem na falta de analisar e conhecer como a ciência se desenvolve e demonstra o conhecimento, ele dedica nessa parte, as respostas sobre os negacionistas da ciência e as pessoas que acham que ele ofende suas crenças ao expressar verdades objetivas, com total paciência e educação, o contrário do que recebe em muitas cartas por sinal rs, e um tema muito pertinente dado a nossa atual situação política.
Páthos, onde ele demonstra bastante sabedoria ao tratar das emoções e um dos temais mais delicados da nossa existência, a morte e tragédias, junto com o Cosmos, essa parte foi uma das melhores na minha leitura, pois pude aprofundar bem sobre o tema de forma bem racional, e conhecer segmentos que ainda não tinha conhecimento, como o caso dos Judeus ateus, que seguem os rituais do Antigo Testamento, mas sem o caráter religioso.  
Kairós, a parte final do livro que retrata situações que envolve escolhas e nossas decisões na vida escolar e metas para o futuro. Essa parte é bem emocionante, principalmente pois Neil revela seu discurso no velório de seu Pai e o agradece por ter sido essencial para que ele seja o que é hoje. 

Como dito, a leitura é muito boa, pelo fato de serem cartas, ela fica ágil ao mesmo que consegue nos prender, e algumas dá até vontade de reler, seja pela grandiosidade da pergunta, seja pela situação retratada, uma que me marcou bastante foi a carta de um cara que estava cumprindo pena e foi na prisão que descobriu seu interesse pela ciência e traçou uma meta para sua filha ao sair de lá, para dar a ela o que ele conseguiu a si mesmo, outra também muito tocante foi a carta de um soldado apaixonado pela astronomia que mesmo em serviço no Oriente Médio, tirava tempo para ler os livros dele. 
No fim, a experiência do livro é enriquecedora, que inicia já pelo prefácio brilhante dedicado ao Brasil, no qual ele faz percebemos toda a capacidade que possuímos em questão de tecnologia e a importância histórica que o país tem para o mundo, vocês sabiam que os principais aviões comerciais são feitos no Brasil? pois é, nem eu rsrs. Pessoalmente achei outro Neil que considero um gênio (O outro é o Neil Gaiman rs), e que me fez ter vontade de comprar um telescópio e olhar mais pra cima!!!







2 comentários:

  1. Muito interessante a premissa da obra. Já adicionei a minha listinha de leituras.

    www.sramaia.blogspot.com
    A pensadora

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo