Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

INDICAÇÕES LIVROS SOBRE GUERRA - LIVE


Olá Pockets!!

No dia 17/06 o Cultura Pocket fez uma live sobre livros com temática sobre guerra, é um tema forte, que mexe com a gente, mas que alguns dos colaboradores do blog gosta de ler, para refletir sobre os acontecimentos daquele período tenebroso da nossa história.

Na live falamos um pouco sobre as guerras, os acontecimentos na sociedade e os traumas causados nas pessoas no período, e como foi para as mulheres, crianças e homens pois a guerra foi diferente para cada um. Embora tenham acontecido e ainda aconteçam algumas guerras (infelizmente), a que mais chocou e foi produzido livros sobre o tema, foi o da 2º Guerra Mundial, onde ocorreu o Holocausto que dizimou muitos pessoas.


Cada colaborador do blog, deu suas sugestões e falou um pouco sobre os livros, e o impacto que causa neles. Abaixo confira as dicas de cada Pocket:


No livro O mistério dos cavalos Alados, trama é durante a Segunda Guerra Mundial, mas dentro do Hospital Briar Hill isso acaba ficando em segundo plano. Para esse hospital são enviadas as crianças doentes. Apesar de a autora ter usado a guerra apenas como pano de fundo essa leitura acabou sendo muito especial por mostrar as crianças doentes e a luta para sobreviver. Em meio a isso tudo - doenças e guerra - conseguimos perceber que algumas crianças não perdem a vontade de viver, de lidar com a situação da melhor forma possível.

Na viagem de Cilka, já temos um relato mais forte, de uma jovem que já tínhamos conhecido em o Tatuador de Auschwitz, e é baseado em fato real, vamos ter um testemunho não apenas do poder do amor e da esperança, mas também da força que há nas mulheres. A beleza salvou sua vida... mas também a levou ao inferno. Cilka Klein tinha apenas dezesseis anos quando foi levada ao campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, em 1942.


Ler e estudar para a história não possa ser repetida. Acontecimentos trágicos, que nos faz pensar o quanto o ser humano pode ser maléfico e ruim com seu igual. Os livros citados são de historiadores conceituados, escritores que contam através dos romances a história brasileira e mundial em guerras, conflitos internos. Na história das guerras concluímos que as mulheres sofrem mais, as torturas atingem elas por dentro, tanto física quanto emocional.


Deuses Americanos: Neil Gaiman neste maravilhoso livro, constrói sua narrativa em cima de uma Guerra entre Deuses, os antigos nórdicos com Odin, e os Deuses Novos, Mídia e o techinical boy, elaborando um desenvolvimento e reflexão sensacional sobre nosso papel nessa guerra, somos suas armas, nossa fé que os deixam mais fortes, e em meio a esse conflito, o autor aproveita e traz informações sobre como os Estados unidos foi desenvolvido. leitura altamente recomendável.

Guerra Sem Fim: Joe Haldeman nos brinda com essa história de ficção científica militar que aborda uma guerra entre os humanos e os Taurianos, seres alienígenas que apareceram após nossas descobertas de viagem e colonização espacial. Na pele do Soldado William Mandella vemos os desdobramento desse conflito bem como a árdua experiência vivida no exército em meio as perdas de amigos de pelotão aliada a falta de sentido de vida no retorno como civil, a riqueza dessa narrativa ganhadora de vários prêmios é justificada pelo fato do autor ser ex combatente do Vietnã, e devido a isso, traz o realismo vivido na guerra na ótica do Soldado Mandella.

A era dos Extremos: O conceituado historiador Eric Hobsbawm desenvolve nesse livro, o suporte didático que nos faz entender o período que antecede a Primeira guerra Mundial até o fim da Guerra Fria, nessas décadas ele constrói sua análise que nos faz entender como o mundo se jogou em ideologias e motivações políticas extremas que culminou nessa triste e fatídica história de perdas na sociedade humana.


As indicações da Suellen, é livros que mexeram com seus sentimentos, e contribuíram para reflexão de como o ser humano pode melhorar como pessoa, seja grato pela vida que tem e pelas conquistas, e não ter vivido aqueles momentos que mexeram com todos, e causaram consequências irreparáveis. 
Mesmo os livros da Jojo Moyes que são romances trazem perspectivas reais de como a guerra afetou as mulheres, de como elas tiveram que agir para proteger a si e seus filhos. 
Essas indicações tem muito de como a guerra influenciou na vida das crianças e das mulheres, pois é um lado diferente da guerra.

O amor é como a guerra; fácil de começar, e muito difícil de terminar. 
Ninon de Lenclos

Essas foram nossas dicas, agora nos fale se já leu algum desses livros e no indique mais sobre o tema. Porque é importante refletir sobre esses acontecimentos, e torcer que nunca vivenciar. 


Abraços,






Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo