ULTIMAS POSTAGENS

SURPREENDENTE! - MAURICIO GOMYDE

Boa Tarde, Pockets!
Fonte: Gonçalves, 2018.


Esse livro que vou apresentar é surpreendente, assim como seu título. Esse livro foi um projeto de leitura no grupo que participei. No inicio ficamos em dúvida porque era um livro de um autor que não conhecíamos e que compramos por um valor até baixo. Mas ele nos ganhou de imediato, pois é uma leitura fluida e com vários ensinamentos. E o autor é maravilhoso, super atencioso e simpático.
"Transforme suas limitações nas mais incríveis novidades e contamine de beleza todos ao seu redor."

Fonte: Skoob
Título: Surpreendente!
Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Intrínseca
Ano:2015
Número de páginas:272
Classificação: 5


SinopsePedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

RESENHA:


O livro conta a história de Pedro de 25 anos, que aos 12 foi diagnosticado com uma doença degenerativa na retina, que iria fazer com que ele perdesse a visão muito provavelmente antes dos 20, e que sonha em ganhar o maior prêmio de cinema que é o Cacau de Ouro.

E tem a teoria que a Santíssima Trindade pode salvar o ser humano, que é a Música, literatura e o Cinema

"Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena..."
O cinema para Pedro é sagrado, tanto que chama seu projeto de vida de Cinema Felicidade, que tentar modificar as vidas das pessoas através de grandes filmes.

Pedro é jovem, mas tem grande esperança na vida, pois contra todos os indicativos, conseguiu estabilizar a doença congênita que o deixaria cego, embora Pedro tenha apenas 70% da visão ele é muito otimista quando a essa oportunidade que teve  de enxergar o mundo através de sua lente cinematográfica.
Fonte: Gonçalves, 2018.
 “A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis.”
Pedro trabalha em uma loja de aluguel de filmes, chamado Vip e fica na periferia e ainda tem o projeto do cinema num bar, que quase não dar ninguém, mas ele acredita no projeto, e lá ele se encanta pela nova garçonete Cristal.

Após alguns acontecimentos infelizes na sua vida, Pedro vai mudar alguns conceitos que acreditava fielmente na sua vida, e embarcar numa jornada de novas chances com seus amigos, que tornaram-se inseparáveis que são Cristal, Fit e Mayla. 
"Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre CHANCES que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesma a estrada sendo longa, já dia o velho poeta: "Quem tem porquê, enfrenta qualquer como."

Quando Pedro recebe uma notícia desagradável, que ameaça a produtividade do seu trabalho e seu modo de ver a vida, ele sai em uma viagem com seu melhor amigo Fit, sua colega de trabalho Mayla, e Cristal, e que vai nos transportar em uma ótima aventura, trazer diálogos excelentes e com uma reviravolta incrível para a história.

Que tentar seguir seus sonhos mesmo com a negatividade dos outros, pois é importante seguir seus sonhos. Que amizade é algo essencial em nossas vidas, pois os amigos são pessoas que podemos contar para nos dar apoio e embarcar nas nossas loucuras.

Fonte: Gonçalves, 2018.
“Compreender o mundo é a tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada.”

Eu adorei esse livro, simples, mas com umas reflexões bem interessante. Acredito que o cinema felicidade, pode ser feito por qualquer um, buscar ver o lado bom dos outros, nem sempre é sinal de fraqueza ou inocência.

Fonte: Gonçalves, 2018.




E chance é o que todos nós queremos, chance de realizar nossos sonhos, chance de encontrar a felicidade, etc.

Espero que tenham gostado e leiam galera, é muito bom essa história e ainda é literatura nacional, e com uma escrita leve e fluida, que te transporta para dentro da história.


“O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca.”

Beijos até a próxima Pockets!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo