Looking For Anything Specific?

ULTIMAS POSTAGENS

PERSUASÃO JANE AUSTEN - A HORA DO CHÁ



Oi pockets!
Hoje a nossa "Hora do chá" será na companhia de uma das maiores autoras da literatura inglesa, Jane Austen.
O livro em questão "Persuasão", que inicialmente recebeu o nome de "The Elliots" e depois sendo renomeado para o nome que o conhecemos foi publicado em 1818.
Este livro faz parte de uma série de leituras que realizamos para ler a obra completa da autora.
Apesar de não ser o livro mais badalado desta autora, ele está entre as melhores obras escrita pela autora  na minha humilde opinião.
Nossa trama se inicia em Kellynch Hall, com o Sir Walter Elliot um baronete decadente e extremamente vaidoso, pai de Elizabeth, Anne e Mary, que se encontra em sérios problemas financeiros.

"Vaidade era o início e o fim da personalidade de Sir Walter,  vaidade pela sua própria pessoa e posição."

"Temos de ser severas e firmes... Pois afinal de contas, quem contrai dívidas tem de pagá-las;"

Sem muita alternativa ele é persuadido a alugar a casa da família para o almirante Croft e sua esposa e se mudar com as filhas para Bath. Neste momento começamos a conhecer nossa heroína. Anne Elliot e uma pessoa extremamente sensata. Senda a filha do meio, e principalmente não é a favorita do pai, sua opinião tem pouco valor para ele e sua irmã mais velha Elizabeth. Porém a jovem e muito querida por Lady Russell, uma grande amiga de sua falecida mãe e que a tomou como pupila após o falecimento da mesma. Anne e dócil e submissa, sofrendo por estar sendo tirada de sua casa e se mudando para uma cidade a qual não tem nenhuma afinidade. Resolve passar um tempo com sua irmã Mary, filha caçula, casada com Charles Musgrove. Mas sua mudança esconde também o desejo de não se encontrar mais com o irmão da mais nova inquilino de seu pai e que foi um grande amor do passado, Frederick Wentwort.
Este é um dos romance desta autora em que podemos perceber que há várias mudanças de cenários durante a história. Até entendermos os motivos que levaram a então jovem Anne a rejeitar o pedido de casamento de Frederick no passado, vamos sofrendo junto com ela. Frederick a trata com muito desdém e demonstra interesse pelas jovens cunhadas de sua irma fazendo com que nossa heroína sofra muito.


Anne se mostra uma personagem com convicções sólidas e bom temperamento. E mesmo em momentos onde ela deveria se exaltar podemos perceber sua capacidade de ser uma pessoa boa. A presença constante de seu grande amor e seu possível interesse nas jovens nos leva a várias reflexões.  Alguns acontecimentos enquanto ela visita a cidade de Line na companhia da família de sua irmã e dé Frederick serão essenciais para que eles possam se conhecer melhor depois de tantos anos.
"O privilégio que reclamo para meu sexos... não é muito invejável,  não precisa cobiça-lo... É o de amar mais tempo, quando a existência ou a esperança já desapareceram."

Eu amei está história ela tem muitos elementos que já tinha visto na escrita da Jane. Personagens que já nos despertam ranço com um parágrafo, os interesseiros, os vaidosos, os cômicos.  Mas este trouxe uma mocinha que amadureceu, quase como se refletisse o próprio amadurecimento da autora. Um amor que terá de resistir a problemas e o tempo para se provar.

"Já não consigo mais permanecer em silêncio. Tenho de falar pelos meios ao meu alcance. (...)  Sinto-me entre a agonia e a esperança. Na me diga que é muito tarde, que sentimentos tão preciosos morreram para sempre."

Eu sugiro que se você nunca leu uma história desta autora, esta pode ser a melhor para você começar. Linda, romântica e rápida de ler.
Me conta aí se você já leu Jane Austen? 
Qual seu livro favorito da autora, se já se apaixonou por um dos mocinhos dela?

Beijos, até nosso próximo chá.





Um comentário:

  1. Uma obra de arte esse livro, ganhou meu coração de um jeito inexplicável. Quase que Mr. Darcy desce para 2º lugar no meu coração.
    Personagens e história incrível essa.
    Abraços Ju.

    ResponderExcluir

© Cultura Pocket - desde 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo